Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Campeão mundial, Piu será operado no joelho e perderá parte da temporada

Alison dos Santos, o Piu, recebe o troféu de atletismo no Prêmio Brasil Olímpico - Wander Roberto/COB
Alison dos Santos, o Piu, recebe o troféu de atletismo no Prêmio Brasil Olímpico Imagem: Wander Roberto/COB

08/02/2023 09h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Melhor atleta olímpico masculino do país em 2022, Alison dos Santos, o Piu, sofreu lesão no joelho no início da semana e terá que passar por cirurgia. Ele perderá no mínimo o começo da temporada, com maior probabilidade de ficar afastado durante a maior parte do ano.

A lesão de Piu foi noticiada inicialmente pelo Globo Esporte, e confirmada pelo Olhar Olímpico. Ela aconteceu na segunda-feira, quatro dias após ele receber o Prêmio Brasil Olímpico, oferecido pelo COB.

A contusão afetou o menisco lateral do joelho direito, e aconteceu durante o aquecimento na pista do Centro Olímpico, em São Paulo, onde Piu estava fazendo o chamado período de base acompanhado do técnico Felipe Siqueira. É provável que ele já estivesse com a lesão, crônica, que ainda não havia se manifestado. Ao praticar um exercício de rotina, a perna "travou", segundo relato dele.

O campeão mundial dos 400m com barreiras tinha plano de passar a temporada nos Estados Unidos, em Clermont, na Flórida, em centro de treinamento ligado à Adidas, sua patrocinadora. A ideia era ficar lá até o fim da temporada, em outubro, com os Jogos Pan-Americanos. Além de Piu, também iriam Siqueira e o barreirista Rafael Pereira. Esse plano deverá ser abortado, por enquanto.

A equipe médica do COB, que acompanha Piu de perto, está avaliado se é necessária a sutura (costura) do menisco, ou uma raspagem, que demandaria bem menos tempo de recuperação. O mais provável é a sutura, já que Piu é uma atleta jovem, de 22 anos, com longa carreira pela frente. A raspagem do menisco aumenta o risco de novas lesões.

Além disso, Piu venceu o Campeonato Mundial do ano passado, se colocou como um dos melhores do mundo no atletismo e grande nome do esporte brasileiro, e não precisa provar nada em 2023. Fosse este um ano olímpico, a raspagem seria mais provável. Como não é, a tendência é a sutura

Piu ficaria com prazo apertado para disputar o Mundial de Atletismo, que vai acontecer em agosto, em Budapeste, na Hungria. O brasileiro, que venceu a edição de 2022 no Oregon, nos EUA, tinha como meta repetir o feito e tentar o recorde mundial. Ele poderia voltar, em tese, para o Pan, em outubro.