Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Brasil vai jogar em casa o Pré-Olímpico Masculino de Vôlei
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) conseguiu trazer para o Brasil um dos três grupos do Pré-Olímpico Masculino de Vôlei, que será jogado entre 30 de setembro e 8 de outubro. Assim, a seleção masculina jogará em casa, em local que ainda será dedicado, em busca de uma das duas vagas que serão distribuídas em cada grupo.
Pelo sistema de classificação para os Jogos de Paris, participam dos Pré-Olímpicos os 24 times mais bem posicionados no ranking mundial, exceção óbvia à França, que tem vaga como dona da casa. China e Japão terão torneios tanto no masculino quanto no feminino, enquanto a Polônia fará o outro Pré-Olímpico das mulheres. Os jogos delas serão entre 16 e 24 de setembro.
Os grupos com oito equipes serão definidos em sorteio no próximo dia 17 de março, a partir do ranking mundial. Classificam-se para os Jogos de Paris os dois primeiros de cada chave.
Em uma segunda etapa, já em junho de 2024, as demais cinco vagas por gênero serão distribuídas com base no ranking mundial, priorizando países de continentes que ainda não tiverem classificados. Esse modelo ajuda muito o Brasil, especialmente no feminino.
Se não conseguir a vaga pelo Pré-Olímpico, o Brasil muito provavelmente se classifica pelo ranking, como melhor sul-americano. Está em terceiro, enquanto a Argentina é 22ª e, ainda que participe do Pré-Olímpico, é azarã na disputa por uma vaga. O ranking só fecha depois da fase de classificação da Liga das Nações de 2024, mas é muito improvável que o Brasil caia tão drasticamente.
No masculino é um pouco mais complicado. O Brasil é o quarto, atrás de Polônia, Itália e França, mas a Argentina é oitava e ganhou dos brasileiros na disputa do bronze olímpico de Tóquio. Se os argentinos conseguirem vaga pelo Pré-Olímpico e o Brasil não, aí a seleção precisaria se manter entre as duas ou três melhores do ranking mundial entre as não classificadas para estar em Paris.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.