Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Líder do 'Torcidas pela Democracia' é nomeado diretor de Defesa do Torcedor
O governo federal nomeou nesta sexta-feira (31) o líder do coletivo Torcedores Pela Democracia, Ronaldo Tavares, como novo diretor de Defesa dos Direitos do Torcedor, uma posição do segundo escalão do Ministério do Esporte, dentro da Secretaria de Futebol.
O coletivo envolve diversas torcidas organizadas que se uniram, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), para defender a democracia. Casos da Vasco Antifascista, Tricolores de Esquerda (Fluminense), Esquerda Rubro Negra (Flamengo), Coletivo Democracia Corinthiana, Bloco Tricolor Antifa (São Paulo) e Porcomunas (Palmeiras).
O grupo se mobilizou contra a Copa América de 2021, chegando a protestar na frente da sede da CBF, como noticiou o UOL à época, e também para furar os bloqueios de bolsonaristas nas estradas depois da invasão do Congresso, em janeiro.
O Torcedores Pela Democracia fez campanha a favor de Lula (PT) nas eleições do ano passado, enquanto Ronaldo é ligado ao deputado estadual Carlos Minc (PSB-RJ), de quem chegou a ser assessor parlamentar.
Em seu discurso de posse como ministra do Esporte, Ana Moser, que mobilizou o Esporte Pela Democracia no governo Bolsonaro, disse que queria as torcidas participando do governo. "Nos últimos anos, as torcidas mostraram mobilização social, e avaliamos como positiva a humanização dessas relações", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.