Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Wallace é suspenso por incitar violência e não joga mais na temporada

03/04/2023 15h21

O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (Cecob) entendeu que o jogador de vôlei Wallace Souza feriu o código de ética da entidade ao fazer uma postagem no Instagram incitando violência contra o presidente Lula (PT). Assim, ele não joga mais nesta temporada.

Wallace foi suspenso por 90 dias do vôlei interclubes. Como o oposto, que defende o Sada/Cruzeiro, começou a cumprir a pena, ainda de forma cautelar, em 3 de fevereiro, ele só pode voltar em 3 de maio.

Como a final da Superliga Masculina está marcada para 30 de abril, Wallace não volta de suspensão a tempo de reforçar o clube. Durante a suspensão provisória, ele já havia desfalcado a equipe na Copa Brasil, o que não impediu o título do Sada.

Além disso, Wallace foi suspenso por um ano da seleção brasileira. Ele, porém, já havia dito que não pretende voltar a defender o Brasil. O oposto se aposentou após Tóquio-2020, mas aceitou voltar para disputar o Mundial do ano passado, porque a seleção tinha diversos desfalques para a posição.

Wallace tem 35 anos e é mais novo, por exemplo, que Lucão (37) e Bruninho (36), que seguem com a equipe. Ainda melhor do país na posição, havia a expectativa de que ele aceitasse disputar o Pré-Olímpico, que será no Maracanãzinho. Com a suspensão, isso sai da pauta.

O advogado do jogador, Leonardo Andreotti, afirmou à coluna que o COB não tem competência para julgar o caso e que a punição abre grave precedente. Leia aqui o posicionamento da defesa.