Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Mayra Aguiar se poupa e fica fora do Mundial de Judô
Tricampeã mundial, Mayra Aguiar está focada na conquista que falta em seu currículo: o ouro olímpico. A gaúcha de 31 anos anunciou nesta segunda-feira (17) que abriu mão da convocação para disputar o Mundial deste ano, no mês que vem, em Doha (Qatar). A lista foi divulgada há pouco e o destaque é Rafaela Silva, líder do ranking de sua categoria.
"Optamos por ficar de fora deste Mundial para conseguir tratar algumas pequenas lesões que acabei acumulando nos últimos meses. Eu quero estar 100% pronta para voltar e isso está próximo de acontecer. A ideia é priorizar o segundo semestre e a preparação para os Jogos Olímpicos", afirmou Mayra, via Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
- Como de costume, o Brasil tem direito a 18 vagas no Mundial, sendo nove homens e nove mulheres. A convocação prioriza os brasileiros mais bem classificados no ranking mundial das respectivas categorias.
- Além de Mayra Aguiar, também desfalca a seleção Larissa Pimenta, que sofreu lesão no joelho direito e passou por cirurgia no mês passado. Maria Portela e Maria Suelen Altheman anunciaram aposentadoria recentemente.
- Hoje, no feminino, o Brasil só não está na zona de classificação para Paris-2024 na categoria até 70kg. Mesmo assim, a comissão técnica optou por levar apenas uma atleta nessa categoria: Ellen Froner, 31ª do ranking olímpico.
- No masculino, chama atenção a ausência de atletas das categorias até 60kg. Hoje o país não tem nenhum atleta entre os 60 primeiros do ranking e, fora do Mundial, a tendência é não classificar ninguém a Paris-2024. Atualmente, Matheus Takaki é o 46º do ranking olímpico.
Convocados:
Willian Lima (66kg/11º do ranking mundial)
Daniel Cargnin (73kg, quarto)
Guilherme Schimidt (81kg/quarto)
Rafael Macedo (90kg/11º)
Giovani Ferreira (90kg/61º)
Leonardo Gonçalves (100kg/30º)
Rafael Buzacarini (100kg/17º)
Rafael Silva (+100kg/oitavo)
João Cesarino (+100kg/43º)
Natasha Ferreira (48kg/36ª do ranking)
Amanda Lima (48kg/24ª)
Rafaela Silva (57kg/líder do ranking)
Jéssica Lima (57kg/17ª)
Ketleyn Quadros (63kg/quarta)
Gabriella Mantena (63kg/35ª)
Ellen Froner (70kg/24ª)
Beatriz Souza (+78kg/quinta)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.