Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CBV libera Wallace para jogar, mas Sada/Cruzeiro decide não escalá-lo

Wallace, jogador do Sada/Cruzeiro - Divulgação/CBV
Wallace, jogador do Sada/Cruzeiro Imagem: Divulgação/CBV

19/04/2023 20h48

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) decidiu seguir determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei e autorizou que Wallace dispute a reta final da Superliga. O Sada/Cruzeiro, porém, optou por não escalar o oposto para o duelo de logo mais contra o Farma Conde/São José, pela semifinal, em casa.

  • A partida deveria ter acontecido no sábado passado, mas foi adiada pela CBV enquanto ela decidia se autorizava ou não Wallace a jogar. O oposto foi suspenso por 90 dias pelo Conselho de Ética do COB, em gancho que termina dia 3 de maio. Mas ele e o Sada recorreram ao STJD e conseguiram autorização para jogar.
  • Com duas decisões contraditórias, a CBV acionou o CBMA, uma associação privada de arbitragem, para apontar qual das duas decisões deveria prevalecer. Uma audiência foi realizada ontem (18) e a decisão, que não tem valor judicial, saiu a poucos minutos do início da partida.
  • "A CBV informa que o CBMA proferiu decisão sobre o caso do atleta Wallace. O órgão entende que, neste caso, prevalece a decisão do STJD até julgamento final do mandado de garantia ou do mérito de eventual recurso", disse a CBV, em nota, confirmando que acata o que decidiu o CBMA.
  • Isso significa que Wallace poderia ser escalado pelo Sada no jogo de hoje. Partiu do clube, porém, a decisão de mantê-lo fora da partida, prevendo seu retorno para o segundo jogo da semifinal, em São José, no sábado. Se necessário, o terceiro jogo será em Minas.
  • O Sada não se manifestou oficialmente sobre a decisão de não escalar Wallace.
  • A disputa jurídica, porém, ainda não terminou. É provável que o Conselho de Ética do COB amplie a pena a Wallace e ao Sada/Cruzeiro por descumprimento da suspensão, caso ele seja escalado. Além disso, a postura do jogador irritou ainda mais o governo e a Advocacia Geral da União (AGU) deve se empenhar para que ele seja punido pela Justiça Comum por incitar violência contra o presidente Lula (PT) no Instagram.