Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mini-Pan na Venezuela marca volta da Rússia às competições internacionais

Atletas russos chegam à Venezuela - Divulgação/ALBA
Atletas russos chegam à Venezuela Imagem: Divulgação/ALBA

20/04/2023 14h25

Pode não fazer muito sentido, mas a Rússia volta a participar de um evento entre países amanhã (21), quando começa na Venezuela os jogos da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba). Os russos são convidados do torneio, que vai até 29 de abril, e vão competir sob a bandeira do seu país, algo que atualmente só o boxe, entre os esportes olímpicos, permite acontecer.

A ALBA é uma plataforma de cooperação internacional que, se não tem os mesmos princípios de livre comércio de blocos como o Mercosul e a União Europeia, estabelecia originalmente um acordo de mútuo apoio econômico.

Ela foi proposta por Hugo Chavez e Fidel Castro enquanto eram presidentes de Venezuela e Cuba, há quase duas décadas. Atualmente, também fazem parte Bolívia, Nicarágua e outros países menores do Caribe.

Esta será a quinta edição dos Jogos da ALBA, e a Rússia vai competir como convidada, com uma delegação de 36 atletas, em modalidades como vôlei de praia, tênis de mesa, levantamento de peso, boxe e ginástica.

Exceto o boxe, todas as outras modalidades vinham proibindo a participação de atletas russos em competições internacionais desde o início da guerra contra a Ucrânia. Recentemente, o COI orientou às federações internacionais que autorizem a participação de atletas russos, mas competindo como neutros.