Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Handebol de praia fará exibição em Paris em busca de ser olímpico em 2028

Jogador da seleção brasileira de beach handball - Divulgação/IHF
Jogador da seleção brasileira de beach handball Imagem: Divulgação/IHF

25/04/2023 14h33

A Federação Internacional de Handebol (IHF) anunciou nesta terça-feira, em Maricá (RJ), que fará um evento exibição do handebol de praia em Paris, durante os Jogos Olímpicos do ano que vem. O objetivo é convencer o Comitê Olímpico Internacional (COI) a incluir a modalidade no programa de Los Angeles-2028.

A cada edição dos Jogos, as federações internacionais filiadas ao COI submetem uma lista de sugestões de eventos para o órgão e para o comitê organizador, que definem que alterações serão feitas na comparação com a Olimpíada anterior. Foi assim que o basquete 3x3 virou olímpico, por exemplo.

"Durante três dias em Paris teremos a exposição que vamos usar como ferramenta para convencer as pessoas do COI de que o handebol de praia pertence ao programa olímpico", explicou Hristo Boshkoski, suíço que é o diretor de handebol de praia da IHF.

A entidade não deu detalhes da participação do COI na exibição, apenas que ela vai ocorrer em uma arena montada pela prefeitura de Paris nas imediações do Arco do Triunfo. O torneio terá quatro equipes masculinas e quatro femininas, reunindo atletas de diversas modalidades.

"A ideia é criarmos um show. Não apenas uma competição, mas um verdadeiro espetáculo para mostrar a verdadeira cultura que temos nesse esporte, que é um pouco diferente da cultura que temos no handebol de quadra, por exemplo. Teremos não uma competição esportiva, mas também uma maneira diferente de ativar e mostrar o esporte para os jovens", comentou.

O COI tem caminhado para aumentar o número de modalidades urbanas e jovens no programa olímpico, o que inclui o skate, a escalada velocidade, o basquete 3x3, o breaking e o BMX estilo livre.

Nesta conta também entra o vôlei de praia, que, apesar do nome, tem a maior parte do seu circuito mundial disputado em praças de grandes centros urbanos, assim como será em Paris-2024.

A ideia da IHF é apresentar o handebol de praia com pegada semelhante. Em Paris, a promessa é de um "evento de entretenimento completo".