Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Rayan tem nota de finalista mundial e vence o Brasileiro de Trampolim
Rayan Dutra faturou em grande estilo o título do Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim, neste domingo (11), em casa, no ginásio do Minas Tênis Clube. O ginasta de 21 anos recebeu a melhor nota de todo o torneio, 57,770, para ganhar o ouro na elite masculina.
A nota é ótima para os padrões internacionais. Com 57,770, o brasileiro teria se classificado para a final do Campeonato Mundial do ano passado na sexta colocação. Mesmo considerando que competições nacionais podem ter arbitragem menos rígida, ainda assim o desempenho foi digno de brigar por uma vaga nos Jogos Olímpicos.
Pelos critérios da Federação Internacional de Ginástica (FIG), os oito primeiros colocados do Mundial deste ano, em novembro, na Inglaterra, irão à Olimpíada de Paris, dentro de um limite de uma vaga por país. Bronze no Campeonato Pan-Americano realizado no mês passado, Rayan tem chances reais de se classificar, seja pelo Mundial, seja pelo circuito das Copas do Mundo, que classifica ao menos mais quatro ginastas.
No feminino, as duas principais atletas do país sofreram quedas e o Brasileiro teve uma campeã inédita. Maria Luiza Oliveira, do Núcleo Tatiana Figueiredo, do Rio, superou Ana Luiza Soares, da equipe de Contagem, e ficou com o título feminino.
"É muito bom porque a gente treina o ano inteiro para esse momento. E, bom, eu admiro muito a Alice e Camilla, elas são inspiração para mim desde pequena. Esse mérito é delas, não meu, porque elas é que são minha inspiração", comentou Maria Luiza na transmissão do UOL Esporte.
Tanto Camilla Gomes, de 29 anos, atleta do time de Tatiana Figueiredo, quanto Alice Gomes, de 24, foram semifinalistas do Mundial do ano passado. Como dupla na prova sincronizadas, elas ganharam o ouro na etapa de Baku da Copa do Mundo, este ano.
Mas, no Brasileiro, Camilla, que venceu recentemente o Pan, errou suas duas apresentações nas eliminatórias, no sábado, e nem se classificou para a final. E Alice falhou na decisão deste domingo e terminou apenas em oitavo, já que, no trampolim, diferente da ginástica artística, a queda causa o fim da apresentação
"É uma sensação meio estranha, porque a gente se inspira nelas, e chega numa competição e fica na frente delas, é uma sensação diferente", comentou Maria Luiza, que tirou 52,400. Ela foi seguida de perto por Ana Luiza Soares, de Contagem, que é sua dupla nas provas sincronizadas em eventos internacionais, e tirou 50,865. Em terceiro ficou Alice Albuquerque, promessa do trampolim brasileiro, do Minas, que nesta temporada estreia na categoria elite.
Confira os medalhistas do Brasileiro de Ginástica de Trampolim
Elite Feminino: ouro: Maria Luiza Oliveira (52.400); prata: Ana Luiza Soares (50.865); bronze: Alice Albuquerque (49.140)
Elite Masculino: ouro: Rayan Dutra (57.770); prata: Gabriel Miranda (54.095); bronze: Igor Ouriques (54.025)
Júnior Feminino - ouro: Gabriela Rodrigues (49.755); prata: Clara Vasconcelos (47.490); bronze: Alyssa Terra (46.625)
Júnior Masculino - ouro: Arthur Ferreira (51.870); prata: Ícaro Amorim (47.405); bronze: Isaac Braga (45.465)
Júnior B Feminino - ouro: Sofia Morais (44.780); prata: Laura Murta (44.475); bronze: Isa Laguna (42.420)
Júnior B Masculino -ouro: Pedro Carvalho (44.270); prata: Erick Cunha (43.475); bronze: João Santos (41.685)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.