Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tragédia no ciclismo: jovem cai em curva e morre durante o Tour da Suíça

Gino Mader, ciclista suíço - Divulgação
Gino Mader, ciclista suíço Imagem: Divulgação

16/06/2023 10h56

Uma tragédia abalou a elite do ciclismo mundial. O suíço Gino Mäder caiu em uma curva de alta velocidade durante a etapa de ontem (15) do Tour da Suíça. Ele tinha 26 anos e corria pela equipe do Bahrein que disputa as principais voltas ciclísticas do mundo. Em 2021, foi o melhor jovem piloto da Volta da Espanha, e em março terminou em quinto na tradicional Paris-Nice.

O acidente aconteceu em uma prova marcada por paisagens deslumbrantes, e montanhas altíssimas, que exigem força e resistência para serem escaladas, mas que depois colocam os ciclistas para descerem a mais de 100 quilômetros por hora, passando minutos sem precisar pedalar.

"Toda a nossa equipe está devastada por este trágico acidente, e nossos pensamentos e orações estão com a família e entes queridos de Gino durante este período incrivelmente difícil", comunicou o Team Bahrain Victorious.

Não existem imagens do acidente de Gino, mas sabe-se que ele ocorreu em um local de alta velocidade, mas onde os ciclistas conseguem pedalar. De acordo com a organização, além de Mäder, também o americano Magnus Sheffield da equipe INEOS sofreu acidente na descida do Albula Pass, na parte final da quinta etapa. Sheffield sofreu uma concussão.

Quando recebeu atendimento, Mäder estava sem batimentos cardíacos. O médico da prova chegou ao local dois minutos depois e informou que chegou a trazer o ciclista de volta à vida, antes de ele ser levado a um hospital, onde veio a falecer hoje, um dia depois.

O campeão mundial Remco Evenepoel criticou o trajeto da etapa, que previa essa descida final, depois de uma subida dura. "Ninguém pode ficar satisfeito com o fim da corrida após uma descida tão perigosa. Ouvi dizer que alguns caras caíram. Teria sido melhor se a chegada tivesse sido no alto", afirmou, antes de saber da gravidade do acidente.

"Sem palavras... somente refletir até que ponto vale o risco!", postou no Twitter o brasileiro Nico Sessler, que é profissional na Europa. Mäder ocupava o número 229 do ranking mundial da UCI.