Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Em grande fase, ginástica rítmica promove seu maior Campeonato Brasileiro
A ótima fase do país na ginástica rítmica vai além dos resultados internacionais alcançados nos últimos meses. Ela também tem reflexo no cenário interno. O Campeonato Brasileiro adulto que começa nesta quinta-feira em Campo Grande (MS) terá número recorde de participantes: 141. O UOL transmite as provas de elite na sexta e no sábado à noite, e todas as finais do domingo pela manhã.
"Este é o Campeonato Brasileiro com maior numero de participantes, em um momento em que o Brasil tem a atual campeã pan-americana adulta, a atual vice-campeã pan-americana, a campeã pan-americana júnior, disputou final de Mundial e ganhou medalha em Copa do Mundo", comenta Henrique Motta, coordenador geral da CBG.
As ginastas são premiadas em três níveis técnicos distintos, sendo o "elite", com 12 participantes, o que reúne a nata da ginástica rítmica brasileira, em busca do título nacional do individual geral. As provas de arco e bola serão na sexta, das 18h10 às 19h30, pelo horário de Brasilia, e as de fita e maças no sábado, começando às 18h. O UOL transmite todas elas.
Campeã pan-americana em Guadalajara (México) no mês passado, Bárbara Domingos será desfalque de última hora. Ela sente dores no pé desde aquela competição e será poupada pela AGIR, clube dela, pensando nas competições internacionais do segundo semestre, inclusive o Mundial e os Jogos Pan-Americanos.
Nesta temporada, Babi faturou a primeira medalha de uma brasileira em Copas do Mundo (bronze na fita em Sofia) e o primeiro ouro do país em uma Grand Prix (em Thiais, na França, também na fita). No Pan, ela foi seguida de Geovanna Santos, a Jojô, do Clube Ítalo-ES, que ficou com a prata no individual geral.
Isso não significa, porém, que Babi e Jojô são as duas melhores ginastas do país. Maria Eduarda Alexandre, a Duda, de 16 anos, do AGITO (de Toledo, no Paraná), está em sua primeira temporada no adulto e pode provar, no Brasileiro, que está na briga. No Campeonato Paranaense, no mês passado, venceu Bárbara nas finais de três dos quatro aparelhos, sempre com boa margem, ficando atrás só na fita, em que Babi é uma das melhores do mundo.
"Diferente do futebol, por exemplo, em que o atleta disputa a maior parte das competições pelo clube e de vez em quando compete pela seleção, na GR a ginasta de elite compete mais pela seleção, quando tem limite de inscrições. São poucas as competições em que se pode colocar todas no mesmo cenário e com a mesma banca, e o Brasileiro é essa chance", explica Henrique Mota.
Campeã dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021, Duda tem vaga nominal para o Pan de Santiago. Além dela, o Brasil pode levar outras duas ginastas, escolhidas pela comissão técnica. E o Brasileiro não é exatamente uma seletiva, mas um dos eventos em que as concorrentes serão analisadas. Além de Babi e Jojô, Ana Luísa Neiva, da CASSAB-DF, disputa diretamente essa vaga. No ano passado, ela ficou em terceiro, com notas próximas às duas primeiras.
Para o Mundial, em novembro, a briga é ainda mais acirrada, já que o Brasil pode escolher levar só duas atletas, pensando na disputa pela classificação a Paris — se optar por convocar três, só uma poderá competir nos quatro aparelhos e só duas brigarão por vaga olímpica.
No Brasileiro, além da individual geral, também há finais por aparelhos, que serão no domingo, das 10h às 12h. Antes, também com transmissão do UOL, será realizada a única prova de conjunto da competição, de cinco cordas, na categoria juvenil. Ex-atletas da prova individual, as ginastas que fazem parte da seleção permanente de conjunto não disputam o Brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.