Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Camilla Gomes fatura prata histórica na Copa do Mundo de Trampolim

Camilla Gomes, da ginástica de trampolim - Ricardo Bufolin/CBG
Camilla Gomes, da ginástica de trampolim Imagem: Ricardo Bufolin/CBG

02/07/2023 11h15

Camilla Gomes faturou neste domingo (2) uma histórica medalha de prata na etapa de Santarém (Portugal) da Copa do Mundo de Ginástica de Trampolim, na melhor apresentação da carreira. Ela, que já havia sido campeã em Baku (Azerbaijão), desta vez competiu contra boa parte da elite da modalidade, sendo superada apenas pela atual campeã olímpica.

Aos 29 anos, Camilla vive o auge da carreira e tem se mostrado candidata à medalha olímpica em um esporte no qual o Brasil nunca sequer se classificou para uma Olimpíada. Este ano, ela também já havia faturado o título do Campeonato Pan-Americano, contra alguma das melhores ginastas do mundo.

Em Santarém, em uma etapa que ainda não vale para a corrida olímpica, ela recebeu nota 56,090 na final, melhor nota da vida. Como comparativo, ela teria sido prata no Mundial passado com essa pontuação. Terminou com a prata, atrás da chinesa Zueying Zhu, atual campeã olímpica, mas à frente da também chinesa Yiecheng Hu, bronze no último Mundial.

Em fevereiro, Camilla já havia vencido a etapa de Baku, mas em outro contexto. Era começo de temporada e a competição estava esvaziada. Tanto que a apresentação que valeu o ouro teve nota 54,860, menos de um ponto a menos do que ela fez hoje. Na semana que vem começa a corrida olímpica, com outra Copa do Mundo em Portugal, em Coimbra.

Em Santarém, o Brasil também teve Alice Gomes, que terminou em 18º na semifinal, com nota 51,490, abaixo dos 54,000 que havia feito na classificação. Com tal pontuação, teria sido quinta na decisão. No masculino, Rayan Dutra, caiu na semifinal e ficou em 24º.