Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Paulo André queima largada, é eliminado, mas volta ao Troféu Brasil

06/07/2023 10h30

Um dos protagonistas do Troféu Brasil de Atletismo, Paulo André Camilo foi desclassificado dos 100m. Depois, autorizado a voltar à competição. Ele queimou largada já nas eliminatórias, chegou a correr sob protesto, e teve depois a eliminação confirmada.

O capixaba, que compete por um instituto administrado pela família, estava inscrito para participar da quarta de cinco baterias eliminatórias. Como se classificam 24 atletas para as eliminatórias, ele poderia correr até na casa de 10s7 que avançaria tranquilamente.

Mas Paulo André, talvez buscando uma boa marca já no primeiro tiro do dia, se antecipou ao tiro de largada e saiu antes que os adversários. Os árbitros perceberam e o puniram com a desclassificação. Conversando com o árbitro, o capixaba conseguiu correr a bateria sob protesto, para a decisão ser tomada depois, o que é previsto no regulamento.

Paulo André até venceu a bateria, com 10s27, uma boa marca, claramente soltando no final, mas foi desclassificado depois por largada falsa. Os melhores tempos foram de Erik Cardoso (10s24), Felipe Bardi (10s25), Rodrigo Nascimento (10s28) e Jorge Vides (10s36).

Ao fim da prova, o clube dele entrou com um recurso que foi aceito pelo juri técnico. Paulo André alegou que o atleta que estava ao seu lado mexeu os glúteos antes da largada e isso o induziu ao erro.