Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Canadá vence, e Brasil sai do Mundial de Basquete sem vaga olímpica

O torcedor do basquete brasileiro sofreu duas vezes neste domingo (3). Primeiro, com a derrota da própria seleção masculina, para a Letônia, que eliminou a equipe da Copa do Mundo. Depois, com a vitória do Canadá sobre a Espanha na última bola, resultado que deixou o Brasil sem vaga olímpica, que ainda pode vir pelo Pré-Olímpico do ano que vem.

A Copa do Mundo distribui duas vagas para o continente americano a partir de sua classificação final. Para carimbar hoje seu passaporte, o Brasil dependia que Porto Rico, República Dominicana e Canadá perdessem seus jogos, e fossem, assim, eliminados.

Os dois primeiros resultados aconteceram. Porto Rico levou 73 a 57 da Itália, e a República Dominicana caiu para a Sérvia por 112 a 79. Restava que o Canadá fosse derrotado pela Espanha no último jogo do dia.

Como o Brasil foi eliminado com duas derrotas, mas venceu o Canadá, uma vitória da Espanha não só eliminaria os canadeneses como deixaria a seleção brasileira em terceiro lugar no seu grupo e em 10º lugar na classificação geral, como segundo melhor do continente, só atrás dos EUA, que avançaram às quartas.

O jogo decisivo para o Brasil teve dominínio da Espanha até o último quarto, etapa que Canadá venceu por 15 pontos de diferenteça. Os espanhois até tiveram a chance de empatar com um ataque de 4s, mas erraram o arremesso, feito de longe, e terminaram derrotados por 88 a 85. O resultado classificou o Canadá às quartas de final e deixou a Espanha fora do top8 pela primeira vez em quase 30 anos.

Como só EUA e Canadá estão vivos na Copa do Mundo, entre os times do continente, os dois estão classificados à Olimpíada. Austrália, Sudão do Sul e Japão também, como melhores dos seus continentes. Os seis europeus classificados às quartas de final vão disputar duas vagas do continente.

Ao Brasil, que terminou a Copa do Mundo em 13º, resta disputar um Pré-Olímpico no começo de julho do ano que vem. Serão 24 equipes em quatro torneios de seis equipes cada, nos quais só o campeão vai se classificar. A seleção brasileira já particiou de um Pré-Olímpico assim em 2021, quando perdeu no jogo decisivo para a Alemanha.

Desde Atlanta-1996, o Brasil só se classificou a uma Olimpíada no basquete masculino, em Londres-2012, quando a vaga ficou encaminhada após uma vitória histórica sobre a Argentina na casa dos rivais. O Brasil depois participou na Rio-2016 como dono da casa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.