CBB ameaça suspender clube que jogar o Interligas; Corinthians estreia hoje
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) soltou nota oficial ameaçando punir com suspensão os clubes do basquete masculino brasileiro que disputarem o Torneio Interligas, que começa hoje (15) com a participação de Corinthians, Pinheiros, Pato e Caxias.
O Interligas é uma competição amistosa que envolve equipes de terceiro escalão do NBB e da La Liga argentina. No calendário sul-americano tradicional, os melhores de cada país vão para a Champions League Americas (BCLA), o segundo pelotão joga a a Liga Sul-Americana, e o Interligas deveria servir para proporcionar calendário internacional a outros times competitivos desses dois países.
Mas, como consequência da movimentação da CBB para enfraquecer o NBB e criar um novo Campeonato Brasileiro, que ela entregou para a agência Dream Factory organizar, é grande o risco de o Interligas ser o único torneio continental com a presença das equipes do Brasil. Assim como no futebol, no basquete os times brasileiros também têm sido soberanos regionalmente.
Há duas semana a Fiba Américas publicou a lista de inscritos para a Liga Sul-Americana já sem a presença de brasileiros. Até o Cruzeiro, campeão do Brasileiro da CBB, que recebeu como prêmio o direito de jogar o torneio, está na relação. Havia a expectativa que Minas (quarto do NBB), Pinheiros e Paulistano pudem ser inscritos, mas eles não aparecem na tabela.
Nos próximos dias a Fiba Américas divulga também a lista de participantes do BCLA, espécie de Libertadores do basquete, e Franca (atual campeão), São Paulo e Flamengo não sabem se serão contemplados, depois de serem os melhores do último NBB. Como o torneio perdeu a chancela da CBB, a confederação não tem mais a obrigação de indicá-los. A entidade, porém, não diz se o fará.
A CBB também estava em silêncio sobre o Interligas, até ontem, quando divulgou sua ameaça. Em nota oficial, a entidade alega que tem a obrigação de "assegurar que as ligas, clubes, atletas e árbitros do basquetebol brasileiro participem somente de atividades internacionais e competições oficialmente reconhecidas pela CBB e pela Fiba".
Por isso, ameaça: "caso qualquer clube filiado participe de competições internacionais não chanceladas pela CBB e pela Fiba, em especial, o Torneio Interligas, tomará as medidas cabíveis com a aplicação de penalidades nos termos dos regulamentos aplicáveis, incluindo a desclassificação do referido clube do campeonato nacional, tal como determinado pela Fiba".
O Interligas é um torneio de tiro curto, com dois quadrangulares de hoje a domingo e um jogo final, dia 25. Pinheiros e Corinthians recebem Olímpico e Platense na casa pinheirense, enquanto Pato e Caxias estão em Corrientes para jogar contra o Riachuelo e o Regatas, time da casa.
Deixe seu comentário