Piu pede dispensa e não vai ao Jogos Pan-Americanos de Santiago
Principal nome do atletismo brasileiro e um dos mais importantes atletas do país, Alison 'Piu' dos Santos vai desfalcar o Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no mês que vem. Ele estaria entre os convocados, mas pediu dispensa.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou a relação dos que vão ao Chile com 67 atletas, sendo 36 mulheres e 31 homens. O principal caminho de classificação para o Pan era o ranking continental, em que Piu é quarto colocado dos 400m com barreiras e 10º dos 400m rasos.
Mas o campeão mundial de 2022 nos 400m com barreiras avisou na manhã desta quinta-feira (21) que não aceitaria a convocação. Até ontem (20) a confederação contava com a presença dele na lista, como informou o Olhar Olímpico.
Em nota, a CBAt disse que a decisão, tomada por Piu e pelo técnico dele, Felipe Siqueira, foi respeitada pela entidade e pelo COB. "O Piu já está classificado para Paris e não podemos colocar em risco a preparação, tendo como referência que ele ganhou medalha em Tóquio", disse o treinador.
Piu passou por uma cirurgia no início do ano e perdeu boa parte da temporada. Agora, vai tirar férias pensando no início do próximo ciclo de treinamento, que vai culminar com as Olimpíadas em Paris.
De resto, força máxima
O aumento do peso das medalhas pan-americanas no critério de distribuição de recursos das Loterias às confederações faz com que o Pan esteja sendo tratado como prioridade. No caso do atletismo, o time só terá o desfalque de Piu e da marchadora Erica Sena, que está na primeira temporada depois de se tornar mãe.
De resto, todo mundo que se classificou vai a Santiago, incluindo Darlan Romani, do arremesso de peso, e Caio Bonfim, medalhista do último Mundial na marcha atlética.
Daniel Nascimento, da maratona, está na lista de convocados. Ele, que pediu dispensa de correr o Mundial, pretendia disputar a Maratona de Berlim, se machucou, adiou os planos para entrar em Chicago, sofreu nova lesão, e no fim vai correr o Pan — ao menos é esse o plano.
Nos 100m, o Brasil terá Erik Cardoso, Felipe Bardi e Renan Gallina, os mais rápidos do ano. Paulo André Camilo, Jorge Vides e Rodrigo do Nascimento completam a equipe do revezamento 4x100m. PA, que está em Milão para a semana da moda da cidade italiana, foi convocado só para correr o 'rev'.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.