Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Rebeca sobre salto histórico no Pan 2023: 'Para mim foi perfeito'

Rebeca Andrade apresentou nesta terça-feira (24) no Pan de Santiago um salto que, para os árbitros, foi quase perfeito. Um 'Cheng', com nota de execução 9,733, o mais perto que um ginasta chega de uma execução nota 10 em uma década. Para a ginasta brasileira, que ganhou o ouro.

"Sempre pode melhorar, mas para mim foi um salto perfeito. Pro dia de hoje, foi perfeito", disse ela, na zona mista, após a prova, e antes de buscar a prata nas assimétricas. "Eu fiquei muito orgulhosa mesmo, porque eu fiz um bom salto. Então, eu acho que foi um ouro merecido, sabe? Então é algo que me orgulha demais", continuou.

O primeiro salto foi um Cheng, que teve execução 9,733. Depois, ela ainda acertou um Yurchenko, que teve execução de 9,633. Nesse quesito, foram as notas mais altas recebidas por qualquer ginasta neste ciclo olímpico, com este código de pontuação.

"Eu gosto muito de saltar, gosto muito de fazer paralelas também. Então eu tô bem feliz, bem orgulhosa de tudo que eu apresentei até agora. E eu acho que é isso, não tem outra palavra."

Ao fim da prova, a norte-americana fez sinal de reverência para Rebeca, mostrando admiração pela grande apresentação da brasileira. Sobre o gesto da adversária, a medalhista de ouro respondeu com um misto de timidez e alegria.

"Eu fico um pouco sem graça, né? Porque é em público. Mas é bem legal ver o quanto a gente torce uma pela outra, o quanto elas ficam felizes pelo nosso sucesso e a gente pelo sucesso delas também. Todo mundo entende como é difícil esse esporte e como a gente treina tanto pra chegar aqui e fazer o máximo", comentou Rebeca.

Preparação para Paris 2024

[Espero] estar feliz, muito saudável pra que eu consiga fazer o que eu estiver treinando. Chegar lá pra fazer o melho. Como eu falo, o resultado é consequência do que eu vou fazer na competição. Então, se eu estiver treinando bem e estiver com o corpo firme, se eu estiver com a cabeça boa, sei que eu vou chegar e fazer o melhor que eu tiver pra fazer ali.

Trabalho para se tornar uma das melhores do mundo

[Graças ao apoio] do Flamengo, do COB, da CBG. Se não fosse por eles, pelo meu treinador, pela equipe multidisciplinar, eu não estaria aqui hoje. Por tantos processos diferentes que eu precisei fazer, tanto de sair de casa e depois das cirurgias, manter a cabeça boa, de saber que eu era capaz de voltar, eu precisava de todos eles ali do meu lado. Tiveram momentos que por mim eu jogava a toalha mesmo. Mas eles lutaram lá junto comigo. Me fizeram entender que eu podia mais, acreditavam não só no potencial que eu tinha como atleta, mas na pessoa que eu sou, e sempre deixaram isso muito claro. Foram os principais motivos pra que eu não desistisse.

Continua após a publicidade

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.