Thiago Monteiro é bronze no Pan e tem caminho aberto para as Olimpíadas
Thiago Monteiro venceu Gustavo Heide por 2 sets a 1 (6/1, 3/6 e 7/6) neste domingo (29), em um duelo de brasileiros, e faturou a medalha e bronze dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Tão importante quanto: pode ter garantido aqui a vaga olímpica.
"Já era algo que fica na mente. A Argentina sempre leva os quatro melhores ranqueados, então tendo essa vaga de argentino pelo Pan acabe que sobra para o próximo medalhista. Mas não só por isso. Também pelo sonho de conquistar uma medalha nos Jogos Pan-Americanos", comentou Monteiro na saída da quadra.
O Pan classifica os dois finalistas de simples às Olimpíadas. Mas o caminho prioritário de classificar a Paris-2024 é o ranking mundial, e cada país só pode ter quatro tenistas na chave olímpica de simples.
Um dos finalistas é Facundo Acosta, que é o número 109 do ranking. Mas a Argentina tem, hoje, até cinco tenistas na zona de classificação pelo ranking, sendo três entre os 35 primeiros, com a vaga encaminhada, Pedro Cachin em 72º lugar e Federico Coria em 76º.
Se quatro deles entrarem pelo ranking (o corte deve ser em torno do top75), Acosta não poderia usar a vaga conquistada pelo Pan. E aí ela roda para o próximo classificado em Santiago: exatamente Monteiro. Mas ele só poderia comemorá-la quando o ranking fechar, em junho do ano que vem. Até lá, há muito chão pela frente.
"Gosto dessas competições, como Olimpíadas, Copa Davis, competições que são pelo país. Agora é trabalhar para tentar conquistar a vaga pelo ranking, estar tranquilo, garantido. Mas se vier pelo plano B, também será bem-vinda", afirmou, se referindo ao Pan.
Monteiro atualmente é o número 119 do ranking mundial, segundo melhor brasileiro, só atrás de Thiago Wild, que aparece em 78º lugar. A meta do Brasil é que os dois consigam vaga em Paris pelo ranking. Heide está ainda bem abaixo, em 252º lugar, e, com a derrota em Santiago, só deve ir a Paris se conseguir uma ascenção muito grande até junho pelo ranking.
Deixe seu comentário