Fufuca demite Marta Sobral da secretaria de esporte de alto rendimento
O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), informou hoje (23) à ex-jogadora de basquete Marta Sobral (PT) que ela será exonerada do cargo de secretária nacional de esporte de alto desempenho — novo nome da conhecida SNEAR, de alto "rendimento".
Marta, que trocou o Patriota pelo PT para ser candidata a deputada estadual por São Paulo no ano passado, foi uma das poucas pessoas levadas ao ministério pela ex-ministra Ana Moser, que nunca teve controle total do ministério. Apesar da filiação ao PT, era tida como indicada pela cota da então ministra.
Quando Ana Moser foi demitida pelo presidente Lula (PT), substituída por Fufuca, a expectativa era de que Marta fosse das primeiras exoneradas, pela proximidade com a ex-ministra e pelo fato de não ter um trabalho que justificasse sua manutenção. Mesmo assim, permaneceu, escanteada. A agenda dela não tem compromissos desde 6 de outubro, há mais de um mês e meio.
Agora, deixa o cargo sem ter um projeto com seu carimbo. No relatório de gestão deixado por Ana Moser, a única ação citada para a secretaria de Marta foi a publicação de editais do Bolsa Atleta e do Bolsa Pódio. O Olhar Olímpico tentou falar com ela pelo Whatsapp, mas Marta visualizou a mensagem e não respondeu.
Também parece ter pesado contra ela uma denúncia robusta apresentada à corregedoria do Ministério do Esporte por assédio moral e abuso de autoridade. Servidores e funcionários reclamavam ser regularmente desrespeitados por ela, que chegou a barrar a entrada, no ministério, de funcionários de uma empresa terceirizada.
Nomeado em 13 de setembro, Fufuca começa a dar sua cara ao ministério. Ele nomeou como secretário-executivo o economista Antônio Paulo Vogel de Medeiros, que cumpriu esse papel na Educação na gestão de Abraham Weintraub, e escolheu o advogado Paulo Henrique Perna Cordeiro, servidor de carreira do governo do DF, como secretário de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, em uma pasta antes ocupada pelo Podemos.
Os secretários de paradesporto (Fábio Augusto Lima de Araújo) e de futebol (o petista José Luiz Ferrarezi) são os mesmos da gestão Ana Moser. Mas Fufuca exonerou Paula Oda, que era responsável pela certificação de entidades aptas a receberem recursos públicos. O posto dela, na diretoria de certificação, está vago.
Deixe seu comentário