Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Voluntário em tragédia no RS, Cargnin é 5º no Mundial após punição polêmica

Daniel Cargnin ficou perto de uma medalha no Mundial de Judô, nesta segunda-feira (20), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O atleta da Sogipa, que vinha atuando como voluntário no Rio Grande do Sul, terminou na quinta colocação.

Medalhista olímpico em Tóquio e décimo do ranking mundial da categoria até 73kg, Cargnin se dedicou, nas últimas semanas, a ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o estado dele, especialmente Porto Alegre, onde vive e treina.

"Eu saio do treino e vou direto no abrigo ver o que as pessoas estão precisando, vou no mercado. Eu nem passo em casa, vou direto do treino, chego lá morto. Mas eu sinto que, só de estar ali presente, isso me fortalece mentalmente", contou ele em uma entrevista à TV Globo.

A Sogipa cedeu quatro ginásios como abrigos, e mobilizou diversos dos seus atletas, incluindo sua equipe de judô, que conta com nomes como Cargnin e Mayra Aguiar. Esta optou por não ir ao Mundial e manter a estratégia do ciclo olímpico de competir pouco.

Cargnin, pelo contrário, optou por ir a Abu Dhabi mesmo sem o treinamento adequado. E fez bonito. Venceu o francês Joan-Benjamin Gaba e o italiano Manuel Parlati, mas foi derrotado nas quartas de final por Hidayat Heydarov, do Azerbaijão, ao receber uma punição por usar a cabeça para se defender em uma queda — isso é proibido para evitar lesões de pescoço.

Na repescagem, dois atletas da Mongólia. Primeiro, venceu Erdenebayar Batzaya. Depois, foi derrotado por Ankhazya Lavjargal na disputa pelo bronze, em decisão polêmica da arbitragem, que aplicou uma terceira punição ao brasileiro por falta de combatividade logo no início do golden score. Foram três shidos contra Cargnin em menos de 40 segundos de luta.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes