Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

COB pede vaga em Paris a remadores que ajudaram no RS: 'valores olímpicos'

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) pediu à World Rowing, a federação internacional de remo, que os atletas Evaldo Becker e Piedro Xavier sejam convidados a participar dos Jogos Olímpicos de Paris.

Os dois ficaram famosos no Brasil ao optarem por seguir no Rio Grande do Sul, ajudando as vítimas do desastre climático do ano passado, ao invés de irem para o Pré-Olímpico Mundial de Lucerna, na Suíça, que aconteceu de 19 a 21 de maio.

"Vale ressaltar que Evaldo e Piedro resgataram não só seus familiares e amigos, mas também pessoas desconhecidas, incluindo bebês, crianças e idosos, além de animais de estimação", explicou o COB na carta, assinada pelo presidente Paulo Wanderley.

No documento, o COB lembra que eles competem em barcos peso leve, que foram excluídos do programa dos Jogos de Los Angeles, em 2028, o que significaria que é a última chance deles de participar dos Jogos Olímpicos - o remo, porém, segue um esporte olímpico, e eles podem se adaptar aos barcos Skiff ou de remo costeiro.

"Considerando os Valores Olímpicos intrínsecos ao gesto de profunda empatia de Evaldo e Piedro, endossamos o pedido da Confederação Brasileira de Remo para conceder a esses remadores brasileiros os convites para participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024", termina a carta.

O Brasil sediou o Pré-Olímpico continental, no Rio, e classificou dois barcos no single Skiff, no masculino, com Lucas Verthein, e no feminino, com Beatriz Cardoso.

Na prova de Evaldo e Piedro, eles perderam o Pré-Olímpico para Chile e Argentina. No Pré-Olímpico Mundial, França e Grécia se classificaram. Praticamente todas as vagas olímpicas do remo já estão atribuídas, faltando os convites de universalidade, para países pequenos, e somente nas provas individuais.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes