Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileira de 46 anos brilha em busca de vaga olímpica na natação dos EUA

Uma brasileira é um das protagonistas da seletiva norte-americana de natação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Detalhe: aos 46 anos, buscando se tornar a mais velha nadadora olímpica daquele país em todos os tempos.

Gabrielle Rose nasceu no Rio de Janeiro e disputou as Olimpíadas de Atlanta-1996 pelo Brasil, chegando à final B dos 100m borboleta. De descendência norte-americana e morando nos EUA, ela mudou de nacionalidade esportiva e, em 2000, foi a Sydney já pelo país da América do Norte.

Quando não conseguiu vaga no time olímpico dos EUA para Atenas-2004, abandonou a natação.

Duas décadas depois, Gabrielle voltou à natação com bons resultados na categoria master. Tão fortes que deram a ela o direito de entrar na seletiva olímpica dos EUA, onde tem brigado por uma vaga na equipe mais forte do mundo. Nos 100m peito, venceu uma série eliminatória e fez o 10º tempo da semifinal, 1min08s32, o que daria a ela o ouro na seletiva brasileira com mais de meio segundo de folga.

Nesta quarta, ela voltou a vencer uma bateria, nos 200m peito, passando à semifinal com 2min30s13. No Brasil, seria medalhista de bronze na seletiva. Em nenhuma das duas provas nadadoras brasileiras conseguiram vaga para Paris-2024.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes