Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

COB vaza vídeo de Rebeca treinando salto inédito na ginástica

Um vídeo do Comitê Olímpico do Brasil (COB) sobre o técnico Francisco Porath Neto vazou o que pode ser a grande surpresa de Rebeca Andrade para os Jogos Olímpicos de Paris, o Triplo Twist Yurshenko. Ou seria o "Andrade"?

Conhecido no meio da ginástica artística como o TTY, é considerado um salto de alta complexidade, que inclui três "twists", que são as piruetas de giro em torno de si. Até hoje, ninguém nunca o executou em uma competição oficial.

Por isso, o TTY não tem um nome no código, nem uma pontuação pré-definida. Se Rebeca executá-lo em Paris, ele passaria a se chamar "Andrade", e é possível que ele tenha nota de partida 5,8, ou mais.

Ao conquistar o título mundial contra Biles, Rebeca apresentou um Amanar, de nota de partida 5,4, e um Cheng, que parte de 5,6. Agora, poderia substitur um desses saltos pelo TTY, adicionando pontos à sua nota. A norte-americana tem na manga o Biles 2, que parte de 6,4, mas é de difícil execução, o que causa mais descontos.

O vídeo, dividido em duas gravações diferentes, mostra Rebeca executando o TTY no chamado fosso: quando o movimento termina em um buraco cheio de espuma, não no colchão.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes