Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tony Hawk fará turnê milionária na Europa para contar piadas em talk show

A lenda Tony Hawk, ao centro, com Jimmy Wilkins em cima, e Andy Mc Donalds em baixo - Atiba Photo/ Reprodução Instagram
A lenda Tony Hawk, ao centro, com Jimmy Wilkins em cima, e Andy Mc Donalds em baixo Imagem: Atiba Photo/ Reprodução Instagram

Colunista do UOL

26/01/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ele tem motivos de sobra para estar rindo à toa.

Afinal, o skatista mais rico do mundo, começa o ano pronto para faturar ainda mais.

A maior lenda do skate mundial, o americano Tony Hawk, aos 53 anos, está muito longe da aposentadoria e prova disso está nos projetos que vem desenvolvendo em larga escala atualmente.

Nesta segunda-feira (24), ele anunciou um evento chamado "Uma Noite com Tony Hawk", uma turnê por seis países europeus que irão receber o ídolo maior das rodinhas para uma noite recheada de histórias e algumas piadas inéditas, segundo ele mesmo disse em comunicado.

A partir de 29 de julho a 6 de agosto, Hawk, ou "Tio Toninho", como foi apelidado carinhosamente pela skatista Rayssa Leal, irá percorrer auditórios na Irlanda, Inglaterra, Bélgica, Dinamarca, Suécia e Noruega para fazer apresentações em palcos, sem andar de skate, apenas para contar suas histórias.

Nesse talk-show de cerca de 1h30, o campeão mundial de skate por 12 anos seguidos, e campeão do X Games por 16 anos, vai se apresentar nos principais teatros europeus, e promete falar detalhes de sua carreira estelar e ainda contar piadas.

Em Dublin, na Irlanda, por exemplo, o ingresso mais barato à venda custará 33 libras (cerca de R$ 235 reais), em um auditório dentro de um hotel de luxo com capacidade para cerca de 1 mil pessoas sentadas confortavelmente. A venda começa já nesta sexta-feira, às 9h.

Programas de TV, NFTs, festivais e games estão no cardápio do "Rei do Skate"

Tony Hawk é uma celebridade que cativa por onde passa e que tem o "toque de Midas" indispensável no mundo dos negócios, transformando em dinheiro tudo no qual se envolve.

Em agosto do ano passado, ele fez um polêmico shape com pinturas que misturavam seu próprio sangue como tinta para uma marca chamada Liquid Death. Foram produzidas apenas 100 unidades, vendidas por US$ 500 (cerca de R$ 2.800,00) cada. O estoque esgotou na mesma noite que foram anunciadas.

Sangue de Tony Hawk - Divulgação - Divulgação
Tony Hawk e uma amostra do seu sangue que virou tinta para shape
Imagem: Divulgação

No final do ano, Hawk lançou sua coleção de 16.600 NFTs no marketplace Autograph, comemorando sua carreira com uma série chamada "Última Manobra", dentro de um "Container Misterioso", que incluía manobras como Varial 5, Gymnast Plant, Magic Dance, Front Side Cab e Finger Flip. A iniciativa foi duramente criticada por seus admiradores, que chegaram a questionar se o ídolo estava precisando de dinheiro.

Na semana passada, Hawk virou personagem animado do seriado Os Casagrandes, do canal Nickelodeon. Ele dubla a si mesmo em um capítulo inteiro sobre o campeão que se torna personagem do desenho animado e se oferece como técnico de uma equipe amadora de skate, mas acaba sendo espionado pelo concorrente.

Tony Hawk em Os Casagrandes - Divulgação - Divulgação
Personagem animado do skatista Tony Hawk na série Os Casagrandes
Imagem: Divulgação

A partir de 12 de maio, Hawk tem mais um grande compromisso marcado. Vai levar sua trupe de skatistas e artistas para três dias de festival em Las Vegas com o Weekend Jam, um evento com campeonatos de skate, demonstrações de skatistas profissionais, videogames e shows de bandas de rock.

Projetos milionários, muitos seguidores e ações sociais também estão no escopo

Tony Hawk é mundialmente conhecido, principalmente, pela franquia bilionária Tony Hawk Pro Skater, da Activision, mas entre os negócios de sucesso do ídolo tem uma linha de roupas, a Hawk Clothing, e uma marca de skate, a Birdhouse Skateboards. Suas histórias de vida sempre fazem muito sucesso, como sua autobiografia —Hawk - Occupation: skateboarder (Hawk - ocupação skatista, em tradução literal) que foi considerado um best selller pelo New York Times.

Aproveitou a onda de prosperidade e lançou mais outro livro intitulado: How Did I Get Here? The Ascent of an Unlikely CEO (Como eu cheguei aqui? A ascensão de um CEO improvável, em tradução livre), que também está indo muito bem na lista de vendas americanas.

Com 7,1 milhões de seguidores no Instagram, Hawk é líder absoluto como skatista nas redes sociais globais (apesar de, no ano passado, ter sido ameaçado pelo crescimento meteórico de Rayssa Leal, que atingiu 6,8 milhões de seguidores no Instagram), mas nas outras redes, principalmente Facebook, Twitter e TikTok, o reinado permanece garantido.

Atualmente, Hawk coapresenta um podcast com o skatista Jason Ellis chamado Hawk versus Wolf no qual, recentemente, bateu um papo descontraído com o "Rei do Free Style" e maior skatista de todos os tempos "Rodney Mullen".

Hawk já doou mais de US$ 10 milhões para o instituto The Skatepark Project (de sua propriedade) para criação e instalação de mais de 600 pistas de skate em áreas menos privilegiadas e projetos sociais em todo mundo.