Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Fotógrafo americano relembra a invenção do primeiro ollie air do skate
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Um dos maiores nomes da fotografia de skate e cultura urbana de todos os tempos, o americano Glen E. Friedman publicou esta semana um post longo e emocionado em seu feed no Instagram sobre uma imagem clássica e icônica de sua autoria do skatista americano Alan Gelfand.
Glen se transformou sem querer em testemunha ocular da história no surgimento de uma das manobras mais importantes da evolução do skate.
Alan Gelfand, apelidado de "Ollie" desde a infância, criou e deu nome a essa manobra na década de 70, que transformou a maneira como se anda de skate desde então.
Foi graças à essa criação de Alan Gelfand, o "ollie air", que os skatistas puderam pela primeira vez "levitar" com seus skates sem tocar as mãos na prancha (shape) —graças à técnica de pressionar o tail (rabeta) do skate com uma das pernas, fazendo o skate levantar enquanto se ergue a perna oposta e retorna à posição inicial após aterrissagem.
A manobra foi posteriormente eternizada por outro americano, o skatista lendário de free style Rodney Mullen. Ele levou para a rua a utilização do "ollie" e criou o que pode ser conhecido como o street skate da atualidade.
Para Glen E Fridman, tanto a foto tirada em maio de 1979 de Alan "Ollie" Gelfand, como o local onde foi feita —CherryHill Skatepark, na Califórnia— "são mágicos".
"Sim, você leu corretamente, se você não tiver 50 anos ou mais ou for um skatista por toda sua vida, é capaz que você não saiba, que foi este garoto louco e desajeitado da Flórida, que inventou o Ollie!", exclamou.
"Foi 'alucinante' ver Alan fazer essa manobra pela primeira vez", relembra.
"Para mim foi tão impressionante como ver Tony Alva puxar pela primeira vez um aéreo (tirando o skate inteiro de dentro da pista para o ar, e retornando), do famoso Dog Bowl (na Califórnia)", comentou.
"É claro que não foi tão radical, mas se não fosse Tony Alva quebrando as barreiras iniciais, Alan não teria esse mapa para seguir, mas o que Alan fez me pareceu mais como mágica do que como destreza física e estilo", pontuou.
Para Glen, nem mesmo a cultuada equipe Bones Brigade —que tinha talentos como Tony Hawk, Mike Mcgill, Steve Caballero entre tantos outros— não era tão conhecida até que Alan se associasse a eles.
"O 'ollie' desde então confundiu todos os espectadores, virou uma lenda", comentou e prosseguiu.
"Honestamente falando, ver Alan Gelfand fazer esse ollie pela primeira vez foi uma das coisas mais incríveis que eu já vi acontecer no skate, e olhe que eu sempre estive acompanhando essa evolução, do banks para o vertical, os carvings, as batidas de frente e de costas, one wheelers (uma roda apenas na pista), grinds (raspando os eixos nas bordas), aéreos, inverts (invertidas de ponta-cabeça) mas nada como voar sem segurar a prancha, como se estive LEVITANDO.
Algo que, como primeira testemunha ocular da história foi até difícil para explicar para os outros", afirmou em seu post.
Um dos maiores nomes da fotografia urbana
Glen E. Friedman é mais do que um fotógrafo comum que estava no lugar certo na hora certa.
Ele é um dos maiores mitos da fotografia de cultura urbana mundial. Nas últimas décadas, retratou os principais expoentes da cena musical underground do rock e do hip-hop americano como Beastie Boys, Run DMC, Dead Kennedys, Black Flag, Ice T, Ice Cube, The Go-gos, Fugazi, LL Cool J, Bad Brains, Billy Idol, Misfit, The Cramps, Suicidal Tendencies apenas para citar alguns.
Glen Friedman é considerado um dos mais importantes e representativos fotógrafos de skate dos anos 70, 80 e até 90, tendo colaborado com as mais significativas revistas como Skateboarder Magazine e Thrasher.
No skate, já retratou ícones de primeira grandeza como Tony Alva, Jay Adams, Shogo Kubo, Vicky Vickers, Mike Mcgill, Steve Caballero, Stacy Peralta, Rodney Mullen.
Glen Friedman tem vários livros publicados, entre eles The Idealis, Fuck You Heroes e, principalmente, My Rules, onde se encontra à venda exemplares com boa parte das imagens citadas acima.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.