Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sandro Dias e Rony Gomes são convidados para festival de Tony Hawk em Vegas

Skatista Rony Gomes realiza um Switch Stance Heel Flip em um halfpipe na Califórnia - Reprodução Instagram
Skatista Rony Gomes realiza um Switch Stance Heel Flip em um halfpipe na Califórnia Imagem: Reprodução Instagram

Colunista do UOL

03/03/2022 04h00

O skatistas Sandro Dias, o Mineirinho, e Rony Gomes, foram os únicos brasileiros oficialmente convidados —até o momento— a participar do Tony Hawk's Weekend Jam, festival de skate, música e games para celebrar o aniversário do ídolo Tony Hawk, que irá rolar de 12 a 15 de maio, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Hexacampeão mundial de skate, tricampeão europeu e medalha de ouro no X Games de 2006, Sandro, hoje com 46 anos de idade, continua sendo um dos maiores nomes do skate mundial na modalidade vertical.

Em 2020, durante a Virada Esportiva, Sandro fez uma proeza surpreendente ao andar de skate no vão da Ponte Estaiada Orestes Quércia, em frente ao Anhembi em mais de 20 metros de altura.

Sandro, que também participou do Tony Hawk's Vert Alert, em agosto do ano passado em Utah, nos Estados Unidos, irá se alinhar a um grupo ainda mais seleto, escolhido a dedo pelo próprio Tony Hawk.

O brasileiro Rony Gomes, campeão mundial de 2009 e atual campeão brasileiro de vertical, é um dos que entrou para esse time.

Rony, que também é comentarista de TV, e está hoje treinando na Califórnia, foi medalha de prata no X-Games da Austrália, da China, e bronze em Minneapolis, além de ter sido vice-campeão mundial do World Roller Games e de ser um dos poucos que se arrisca na Megarrampa, de Bob Burnquist.

Rony ficou em terceiro lugar no Tony Hawk's Vert Alert no ano passado.

Os demais confirmados da poderosa lista de Tony Hawk são os americanos Andy Macdonald, Bucky Lasek, Christian Hosoi, Kevin Staab, Steve Caballero, o dinamarquês Rune Glifberg, e a americana Lizzie Armanto como representante feminina.

Além de três dias de verdadeira imersão de skate em um half pipe, o público poderá também fazer test drive em diferentes jogos da franquia Tony Hawk, principalmente o Tony Hawk Pro Skater 1+2, e shows ao vivo com bandas icônicas do punk rock, skate rock, e new wave como Modest Mouse, Descendents, DEVO, X, Cold Cave, The Vandals, Warish, Rough Francis, The Downhill Jam entre outras —também escolhidas por Hawk.

Apesar de estar com o "line up" fechado com skatistas e bandas, é possível ainda virem a surgir novos nomes ates da realização do evento, que será realizado no Centro de Eventos de Las Vegas, chamado Downtown, no coração da capital mundial do jogo.

É provável também que outros skatistas brasileiros ainda sejam chamados antes do evento para compor o time final como é o caso dos curitibanos Gui Khury, que realizou a manobra 1080, do jovem Augusto Akio e de Luigi Cini, nomes que costumam participar de eventos de vertical internacional.

Ao completar 54 anos de idade, o ídolo Tony Hawk se mantém em plena forma como skatista e recentemente tem mostrado suas performances, como um "double"(skate em duplas), com o também americano Andy MacDonalds em sua rampa particular, que incluíram trocas de skates em pleno ar, além de giros de 540 graus, inverts (de cabeça para baixo), airwalks (tirando os dois pés do skate durante os voos), e uma sequência de manobras com total perfeição.