Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Campeão mundial de MMA usa skate como arma secreta

O campeão peso-mosca de MMA, da OFC, Adriano Moraes, o Mikinho, em cambalhota após vitória - Divulgação/ One Championship
O campeão peso-mosca de MMA, da OFC, Adriano Moraes, o Mikinho, em cambalhota após vitória Imagem: Divulgação/ One Championship

Colunista do UOL

26/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Neste sábado (26), quando tocar o sino da grande luta pelo título do cinturão de peso-mosca do campeonato mundial de MMA One Championship, em Singapura, um dos competidores terá uma arma secreta: o skate.

De um lado do ringue, o desafiante japonês Yuya Yakamatsu e do outro o atual defensor do título mundial, o brasileiro Adriano Moraes, que declarou utilizar o skate como parte do seu treinamento.

"Andar de skate te ajuda a ter muito equilíbrio. Te ajuda a se movimentar com ambos os braços e pernas porque tem manobras com o pé regular, ou de 'switch', quando se troca de base (pé da frente, se posiciona atrás), então isto te motiva a caminhar em ambas as bases/lados", comentou recentemente Adriano, conhecido como "Mikinho".

"O skate me ajuda nas minhas habilidades, para ficar mais calmo, mais paciente, e ter mais controle, e o principal de tudo, ter mais equilíbrio. Um atleta de MMA que não tiver equilíbrio não vai longe, e o skate me ajuda com tudo isso porque é um esporte completo", declarou em entrevista para o site Sportskeeda.

Em seu perfil no Instagram, Mikinho mostra suas performances em cima do carrinho executando manobras como hellflips e kickflips 360 com perfeição e segurança, e adiciona algumas palavras de determinação em seu cardápio vitorioso: Conhecimento, Ambição, Treinamento e Essência.

Com 33 anos de idade, Mikinho ganhou notoriedade e o cinturão da categoria peso-mosca do One Championships depois de entrar com "azarão" numa disputa com Demetrious Johnson, recordista de defesa de cinturão da história dos peso-moscas do UFC.

Mikinho, nocauteou o seu adversário no primeiro round o que lhe garantiu além do cinturão, o prêmio World MMA Awards, conhecido como o "Oscar do MMA", como surpresa do ano, por ter sido o primeiro homem a nocautear uma verdadeira lenda da modalidade.

Outro brasileiro que também é campeão mundial na mesma categoria é Deiveson Figueiredo, porém disputa em outra entidade a Ultimate Fighting, o UFC, e também ganhou uma premiação no WMA do ano passado.

Neste sábado, porém, Mikinho irá encarar o japonês Yakamatsu, conhecido como "Pequena Piranha", e já tem o discurso pronto, conforme noticiado pelo canal da One Championship.

"Quando você é um campeão todos querem sua cabeça, todos querem o título, como objetivo maior como lutadores, eu levo isso como um desafio, e adoro desafios, e estou pronto para calar a boca desse cara (Yakamatsu)", sentenciou.