Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Gui Khury espanta o frio em Curitiba com vitória no Mega Park no quintal

Mega Park, a megarrampa do skatista Gui Khury - Arquivo pessoal/Gui Khury
Mega Park, a megarrampa do skatista Gui Khury Imagem: Arquivo pessoal/Gui Khury

Colunista do UOL

21/08/2022 12h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nem mesmo a frente fria que atingiu a região sul neste final de semana conseguiu barrar a adrenalina dos skatistas que participaram da competição de Mega Park, para celebrar a vitória merecida do fenômeno curitibano Gui Khury, de 13 anos.

Com cerca de 9,8 metros de altura por 68 de comprimento, a rampa é a única pista no formato mega do Brasil e foi montada no quintal da casa da avó de Gui Khury, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.

O novo "brinquedo radical" de Gui foi inaugurado com uma competição na TV apenas para convidados, que correram sob uma temperatura média de 11 graus.

Entre os convidados, o campeão Pedro Barros, os ídolos da Megarrampa Rony Gomes e Ítalo Penarrubia, o campeão de vertical Augusto Akio, a skatista olímpica Dora Varella, a revelação Raicca Ventura, de 15 anos, e ainda o técnico da seleção brasileira, Edgard Vovô, o veterano Jeff "Cocoon" de 56 anos de idade, além de Gustavo Fujikawa e Léo Ruiz.

A primeira volta foi de Augusto Akio, o "Japinha", que acertou de inicio um 540 no quarter, seguido de Rony Gomes, de 30 anos, que tentou uma manobra de base trocada, mas não foi adiante.

Na terceira tentativa, Rony acertou um 540 tail grab, o que melhorou sua pontuação e lhe garantiu o terceiro lugar no pódio.

Ítalo Penarrubia conseguiu acertar um "combo" com um ollie 360 no "gap" (vão) e fechou com 540 graus - de cerca de 3 metros de altura, sendo seguido pelo vice campeão olímpico Pedro Barros, que também fez as mesmas manobras, porém com uma finalização inferior a de Ítalo.

Em sua primeira volta, Edgar Vovô, de 40 anos, acertou um combo com um 360 body varial e terminou com um heel flip varial, que lhe colocou entre os primeiros da lista.

O anfitrião Gui Khury começou arrasando com um giro de 720 no gap e um 900 graus no quarter pipe, atingindo a incrível velocidade de 45 km por hora, e repetiu a dose na volta seguinte. Finalizou com fingerflip e fechou com um fast plant, apenas com um dos pés no skate.

As paulistanas Dora Varella, 21, e Raicca Ventura, de apenas 15 anos, se apresentaram como volta de demonstração, já que não havia categoria feminina, e Raicca foi a primeira a acertar o combo na segunda e terceira tentativas ao finalizar com um backside aerial no quarter de 7 metros de altura. Dora realizou o mesmo feito na sequência em sua última volta.

Apesar de pouca idade, Gui foi o primeiro skatista do mundo a realizar a manobra 1080 graus em um campeonato e conquistou a medalha de ouro no X-Games, que se somou a outras duas de prata na competição este ano, e bateu três recordes no World Guiness Book pelos seus feitos.

Classificação final da Mega Park:

1 - Gui Khury

2 - Ítalo Penarrubia

3 - Rony Gomes