Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
CBSK exige retratação pública de podcast que fez comentário capacitista
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Confederação Brasileira de Skate (CBSK) e a Associação Brasileira de Paraskate (ABPS) publicaram nota conjunta de repúdio nesta quarta-feira (14), sobre comentários capacitistas realizados no podcast Ticaracaticast, contra o skatista biamputado Daniel Amorim Santos conhecido como Amorinha.
No programa apresentado pelos humoristas Chiesa Marcos, Carioca, Victor e Renato Albani foram feitas falas preconceituosas e discriminatórias contra skatistas PCDS (pessoas com deficiência), o que na prática é crime.
De acordo com a nota assinada pelas duas entidades, "se o ato for cometido em meios de comunicação, a penas chega a cinco anos, além de multa. E caso não haja retratação pública do podcast Ticaracaticast, a CBSK e a ABPS tomarão as medidas judiciais cabíveis para o caso".
Prossegue a nota: "O paraskate tem função chave na inclusão social de pessoas com deficiência e as duas entidades estão comprometidas com essa luta e não podem aceitar que atletas sejam desrespeitados publicamente. A pretensão do humor e da liberdade de expressão não pode jamais ser usada para o sofrimento a pessoas que diariamente lutam contra o preconceito".
Amorinha, que está entre os cinco primeiros na categoria paraskate do circuito STU, também mandou o seu recado, mas em forma de agradecimento a todas as pessoas que estão mandando mensagens de incentivo e disse que "me convidaram para pedir desculpas no Podcast, mas ao invés de visitar vocês (o podcast), eu gostaria que me visitassem na pista de skate para o pedido de desculpas, não somente a mim, mas a todos as Pessoas Com Deficiência e a comunidade do skate", e agradeceu dizendo que realmente ele não estava sozinho.
A comunidade do skate e artistas se solidarizaram com a causa e respostaram em seus stories no Instagram mensagens pelo fim do capacitismo.
As campeãs Rayssa Leal e Pamela Rosa também entraram na campanha, assim como os principais nomes do skate nacional contra o preconceito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.