Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Skate feminino brasileiro leva ouro e prata no Sul-Americano de Assunção
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O skate brasileiro dominou a cena na abertura das competições dos XII Jogos Sul-Americanos de Assunção neste domingo, com a vitória merecida da paulista Gabriela Mazetto, a Gabi, e a medalha de prata para a alagoana Carla Carolina na prova de street skate.
Em um formato de duas voltas de 45 segundos e 5 manobras, sendo que eram validadas as 4 melhores notas na somatória total, o skate feminino brasileiro comprovou que está em uma fase avançada em comparação com as demais equipes sul-americanas.
Natural da Praia Grande (SP), Gabi, fez uma primeira volta tranquila imprimindo seu estilo com velocidade e utilizando todos os obstáculos, e na segunda volta entrou no mesmo ritmo, apesar de uma queda na última manobra.
Na fase de manobras Gabi acertou um frontside rockslide, depois um backside lipslide, e um frontside feeble suficiente para levar o primeiro lugar no pódio.
A alagoana Carla Carolina, de Maceió, levou a prata, sendo que na fase de manobras fez uma sequência com um frontside rockslide no corrimão, frontside lipslide, e um backside feeble não dando chances para as demais competidoras, que realizavam manobras básicas.
"Estou muito feliz, é a realização de um sonho pra mim", disse Carla após a prova claramente emocionada com a colocação.
Gabi por sua vez, foi mais comedida e disse que "consegui acertar as manobras que eu queria, agora vamos focar nos próximos eventos".
O nível do street feminino das brasileiras estava visivelmente acima das demais participantes o que facilitou a ótima performance das nossas skatistas.
No masculino, nível foi mais alto e peruano leva ouro e brasileiro Xuxu, o bronze
O brasileiro João Lucas Alves Miranda Rodrigues, o Xuxu, terminou o Sul-Americano de street skate na tarde deste domingo em Assunção, com uma medalha de bronze para o Brasil, em franca disputa com o colombiano Jhancarlos Gonzales (prata) até as últimas manobras, mas ambos foram superados pelo peruano Deyvid Anderson Tuesta Mota, que finalizou com a medalha de ouro.
Tranquilo e consistente, e com um boné multicolorido, Xuxu conseguiu realizar duas voltas perfeitas na fase inicial das finais, e partiu confiante para a as manobras, quando realizou diferentes manobras de alto grau de dificuldade inclusive um switch 360 rockslide.
Em entrevista para a TV, João Lucas, o Xuxu, disse "as manobras foram de alto nível, infelizmente não consegui acertar a última, mas estou estou feliz em ter conquistado uma medalha para o Brasil" em uma competição direta com argentinos, paraguaios, peruanos e colombianos.
O colombiano, Jhancarlo Gonzales que começou cravando mais de 73 pontos nas duas primeiras voltas, e terminou acertando um switch frontside hurricane era o favorito ao ouro, mas nas duas últimas manobras o jogo virou, e Jhancarlo acabou sendo superado pelo peruano, que tinha ficado em sexto na etapa classificatória e finalizou no lugar mais alto do pódio, com o ouro Sul-Americano.
O paulistano Gabryel Aguilar, que chegou em quarto lugar na classificatória chegou a acertar manobras como um Switch 270 lipslide, mas teve várias quedas e terminou em sétimo lugar.
Os Jogos Sul-Americanos começaram a ser disputados em 1978, e ocorrem a cada quatros anos com a participação de 15 países em 53 esportes, com 28 modalidades que distribuem vagas diretas e indiretas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023.
O Brasil participa com 460 atletas e as competições das demais modalidades vão até 15 de outubro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.