Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Luizinho conquista o bronze no STU Open; Palmer fica com o ouro

O skatista Luiz Francisco, o Luizinho, medalha de bronze no STU Open, no Rio de Janeiro - Pablo Vaz/ STU Divulgação
O skatista Luiz Francisco, o Luizinho, medalha de bronze no STU Open, no Rio de Janeiro Imagem: Pablo Vaz/ STU Divulgação

Colunista do UOL

09/10/2022 16h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em uma final com três brasileiros, dois americanos, dois australianos e um porto-riquenho, a experiência olímpica do campeão Keegan Palmer prevaleceu com uma excelente performance e faturou o título de park masculino do STU Open 2022. O brasileiro Luiz Francisco, o Luizinho, conquistou a medalha de bronze.

Nascido na Califórnia, Keegan, de 19 anos, compete pela Austrália, é goofy footer (que anda com o pé direito na frente) e usou e abusou de manobras com a base trocada (com o pé esquerdo na frente), voou alto e em alta velocidade e com constância pela pista, além de realizar tricks (manobras), que definiram de uma vez sua colocação como hellflips altíssimos, board slides longos e equilibrados, e começou com um 85,23, a maior da tarde.

Keegan que se tornou o primeiro campeão olímpico de skate park da história. Depois da performance em Tóquio, ele encarou uma final de nível mundial que se assemelhava aos Jogos do Japão, uma vez que, dos oito finalistas, apenas o jovem Gavin Bottger não havia participado das Olimpíadas.

O americano Tate Carew, de 17 anos, 68,33, conseguiu também aéreos com mais de 2 metros de altura e ainda uma manobra inusitada um ollie air subindo na grade de proteção do público, para delírio da galera e garantiu o segundo lugar.

O paulistano Luiz Francisco, 22 anos, inovou e fez uma volta muito arriscada entrando com um flip indy na transição e acertou manobras tão complicadas como um double flip melon, que alcançou um 79,07 e assegurou o terceiro lugar em grande estilo.

"Eu falei que eu queria andar com meu irmão, mas acabei representando, esse prêmio é para ele", disse Luizinho, em entrevista no final do evento, ao homenagear o irmão André Mariano, que teve uma contusão no ombro no dia anterior.

O medalhista de prata, o catarinense Pedro Barros, de 27 anos, skatista de maior idade na final, ficou em sétimo lugar, e o paulistano Murilo Peres, de 23 anos, em sexto.

O STU Open prossegue até o próximo domingo (16), sendo que na próxima semana as atividades se iniciam na terça-feira (11), com provas de paraskate no park, e no dia 12 com street para PCD. Os treinos de street skate começam na quarta, e as finais serão no domingo, dia 16 de outubro.

STU Open 2022 - Classificação Final - Park Masculino

1. Keegan Palmer (AUS) - 85,23

2. Tate Carew (EUA) - 80

3. Luiz Francisco (BRA) - 79.07

4. Steven Pinero (PUR) - 78

5. Kieran Wooley (AUS) - 77,63

6. Murilo Peres (BRA) - 76,23

7. Pedro Barros (BRA) - 65,67

8. Gavin Bottger (EUA) - 58,50