Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Carismática Sky Brown reina no Park e vence STU Open; Raicca fica em quarto

A skatista nipobritânica Sky Brown durante prova de park no STU Open no Rio de Janeiro - Pablo Vaz/ STU Divulgação
A skatista nipobritânica Sky Brown durante prova de park no STU Open no Rio de Janeiro Imagem: Pablo Vaz/ STU Divulgação

Colunista do UOL

09/10/2022 14h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sorridente e competente, a nipo-britânica Sky Brown foi a grande estrela e reinou absoluta na final do skate park feminino do STU Open. Ela levou o título da categoria neste domingo, na Pista Duó, na Barra da Tijuca no Rio de janeiro.

Brown, de apenas 14 anos, caiu na primeira manobra da primeira volta, mas recuperada na segunda volta brilhou como sempre e andou como "gente grande", em meio a manobras com dois 540 graus, sendo um sobre o "pudim" e outro na parte mais funda da pista, sem falar nos stale fish, judô air, alley oop, para delírio do público e com a maior nota do dia, um 64.07.

Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Tóquio, Brown é um dos fenômenos recentes do skate e vista como unanimidade por sua performance evolutiva. Ela também é uma revelação na dança, em que venceu com apenas 10 anos o concurso para TV americana "Dancing With Stars".

A segunda colocada foi ninguém menos que a campeã olímpica, a japonesa Sakura Yosozumi, de 20 anos, que fez manobras de alto grau de dificuldade como hurricanes, heelflips e 540s, mas não foi o suficiente para alcançar a nota de Brown.

raicca - Pablo Vaz/ STU Divulgação - Pablo Vaz/ STU Divulgação
A skatista paulista Raicca Ventura, uma das finalistas do STU Open no Rio de Janeiro
Imagem: Pablo Vaz/ STU Divulgação

A paulistana Raicca Ventura, de 14 anos, foi a grande revelação da tarde. Atual campeã brasileira, ela quase não passou da semifinal por errar três tentativas uma mesma manobra que costuma fazer sem dificuldades - varar o "pudim", com um heelflip, mesma manobra que ela também tentou na final para tentar o bronze, mas foi superada justamente na última volta pela americana Minna Stess, que acertou o heelflip.

Outra paulistana que também andou muito bem e tem mostrado uma evolução constante foi Dora Varella, de 21 anos, que finalizou em quinto lugar, acertando manobras como 540 e 360 que marcaram sua rotina.

A catarinense Isadora Pacheco, de 17 anos, contundida devido a quedas do dia anterior, se recuperou em parte das lesões, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo de performance do sábado e finalizou em oitavo lugar.

STU Open 2022 - Classificação Final - Park Feminino

1. Sky Brown (GBR) - 67,33

2. Sakura Yosozumi (JPN) -55

3. Minna Stess (EUA) - 53,13

4. Raicca Ventura (BRA) - 51,33

5. Dora Varella (BRA) - 48,53

6. Louise Taboulet (FRA) - 47,30

7. Naia Laso (ESP) - 42

8. Isadora Pacheco (BRA) - 40,5