Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Imbatível Rayssa Leal é campeã do STU Open e João Lucas vence no masculino

A campeã do STU Open 22, a skatista maranhense Rayssa Leal - Pablo Vaz/ STU - Divulgação
A campeã do STU Open 22, a skatista maranhense Rayssa Leal Imagem: Pablo Vaz/ STU - Divulgação

Colunista do UOL

16/10/2022 19h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com performances impecáveis, os brasileiros Rayssa Leal e João Lucas Alves, o Xuxu, venceram as finais do STU Open na disciplina street, na Praça Duó, na Barra da Tijuca no Rio, e embolsaram US$ 50 mil (cerca de R$ 250 mil) cada.

Com dez skatistas brasileiros na final, sendo seis no masculino e quatro no feminino, nossos competidores "sobraram" em tarde de festa para o skate nacional, em uma das maiores competições de skate do ano.

A maior estrela do evento, a maranhense Rayssa Leal, 14, apresentou manobras de alto impacto que estavam guardadas na manga, como frontside hurricane, flip rock de front, e de back além de que "levantou o tarrafo" das finais do street feminino para um novo patamar, se tornando bicampeã do STU Open.

Rayssa vem de uma série imbatível de vitórias na Street League, e entrou como favorita na prova, e mostrou o porquê logo na primeira volta da final.

Rayssa executou com perfeição na fase de manobras, uma linha com backside lipslide de back, ollie de front, nosegrind de front, smith de back, crooked grind, board slide de front e conquistou uma nota 6,65, a segunda melhor da primeira rodada.

A segunda linha teve um bluntslide de front, ollie 180, flip nose slide de front, smith de back, crooked grind e tentou um cab board slide de back, mas que não conseguiu efetivar. Mesmo com o erro, aumentou sua nota para 6,7.

Na hora das manobras, Rayssa subiu demais o nível!

Na fase de manobras, com cinco tentativas, Rayssa já começou com um flip rockslide de front no corrimão maior (6,43), seguido de um impecável hurricane de frontside (que lhe garantiu a maior nota do dia anterior) - 6,84, na terceira o flip board de back não entrou, mas na quarta tentativa acertou a manobra com uma nota 7, a maior da semana.

Na última manobra, feliz e sorridente pra fechar, Rayssa tentou um kickflip na escadaria. Errou, mas tentou novamente para animar ainda mais a galera. Terminou e levantou seu irmão menor, Arthur, como nova bicampeã.

"Agora só falta a Super Crown (Street League), tô super feliz de ter acertado as manobras, é muito gratificante para mim toda esse apoio", comentou no final.

A bicampeã da Liga Mundial, e campeã sul-americana a paulista Pâmela Rosa, 23, ficou com o segundo lugar no evento e começou com a melhor nota da primeira fase, 6,75, tentou um bigspin rockslide de front na fase de manobras mas foi ao chão e acertou na segunda tentativa (6,57)

A australiana Chloe Covell fez uma excelente primeira volta, sempre com manobras de base trocada, e fez inclusive switchstance flips e rockslides e começou com um 6,63, além de saltar com heelflips na escadaria de 9 degraus, e ficou em terceiro.

A campeã brasileira e sul-americana Gabi Mazetto veio uniformizada toda de branco, mas nas duas voltas iniciais teve dois erros, o que prejudicou a fase seguinte, mas mesmo assim acertou um feeble de front.

Em tarde de Brasil, "Xuxu" é campeão e entra na corrida por vaga olímpica

Tetracampeão brasileiro de skate, e medalhista de bronze no sul-americano deste ano, João Lucas, o Xuxu, natural de Cachoeirinha (RS), estava em um dia brilhante, com uma série que incluiu uma nota 8,9 na fase de voltas, e ainda duas manobras de peso como um switchstance big spin rockslide de front (8,98) e um switch kickboard (9,22) o que lhe garantiu o troféu, o prêmio gordo e ainda a chance de entrar na disputa por uma vaga olímpica.

joao lucas - Pablo Vaz/ STU - Divulgação - Pablo Vaz/ STU - Divulgação
O skatista João Lucas Alves, o Xuxu, vencedor do STU Open no Rio
Imagem: Pablo Vaz/ STU - Divulgação

"Não to nem acreditando que fui o campeão, tudo o que eu estou conseguindo foi algo que eu plantei antes, e estamos na luta para chegar nas Olimpíadas e ser mais um medalhista", contou emocionado o Xuxu.

O segundo colocado o paulista Ivan Monteiro, que já venceu a Copa do Mundo de skate na República Tcheca, acertou 270 kickflip, 360 flip board, switch stance blunt slide reverse, nose blunt, big spins em uma tarde memorável.

Nosso medalhista de prata Kelvin Hoefler terminou empatado com Giovanni Vianna, ambos com 26,16 pontos, sendo que Kelvin conseguiu a maior nota da tarde, um 9,54, com um flip tail slide backspin. enquanto Giovanni Vianna vestindo um colete de flanelinha amarelo refletivo, teve a segunda maior nota das finais com um fakie ollie Smith de back, que lhe garantiu um 9,39 e o terceiro lugar.

Logo após a prova, Kevin postou em sua rede social um vídeo onde mostra que ficou com o tornozelo machucado, e estava tratando com gelo.

Já o jovem perfeccionista Filipe Mota, de 16 anos, que surpreendeu na fase semi-final ao passar em primeiro lugar, andou bem, mas descartou por três vezes um hurricane, que não estava perfeito (e se transformou em boardslide), e assim, sem atingir a meta, não conseguiu ficar entre os três primeiros.

Os únicos skatistas estrangeiros da prova, o americano Jake Ilardi, e o francês Joseph Garbaccio não estavam em seus melhores dias, e ficaram nas últimas posições, junto com o brasileiro Gabryel Aguilar.

O evento que começou no dia 03 de outubro com a disciplina de park reuniu skatistas de 19 países e ofereceu uma das maiores premiações já ofertadas no Brasil, além de shows ao vivo, torneios de melhor manobra entre outras atrações.

Garantiu a presença nas arquibancadas de celebridades como o cantor Marcelo D2, o surfista Gabriel Medina, o jogador de futebol Gabigol, os atores Agatha Moreira e Caio Castro, o cantor L7nnon e a bicampeã de judô Rafaela Silva entre outros.

Classificação Final STU Open - Street Skate Masculino

1. João Lucas Alves (BRA) - 27,11

2. Ivan Monteiro - (BRA) - 26.77

3. Kelvin Hoefler - (BRA) - 26,16

4. Giovanni Vianna - (BRA) - 26,16

5. Filipe Mota - (BRA) - 23,54

6. Joseph Garbaccio - (FRA) - 22,07

7. Jake Ilardi - (EUA) - 17,32

8. Gabriel Aguilar - (BRA) - 16,47

Classificação Final STU Open - Street Skate Feminino

1. Rayssa Leal (BRA) - 20.54

2. Pâmela Rosa (BRA) - 18.82

3. Chloe Covell (AUS)- 16.84

4. Gabi Mazzeto (BRA) - 13.44

5. Lore Bruggeman (BEL) - 13.42

6. Natalia Munoz (ESP) - 11.40

7. Marina Gabriela (BRA) - 10.97

8. Wenhui Zeng (CHN) - 10.87