Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Gui Khury leva prata no Mundial de skate vertical e um susto no final 

O skatista Gui Khury que levou a prata no Mundial de skate vertical - Reprodução World Skate Games TV
O skatista Gui Khury que levou a prata no Mundial de skate vertical Imagem: Reprodução World Skate Games TV

Coluniista do UOL

31/10/2022 18h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O skatista curitibano Gui Khury, de 13 anos, conquistou a medalha de prata para o Brasil no World Skate Games - primeiro evento Mundial de skate vertical, realizado pela World Skate, na tarde desta segunda-feira (31) em Buenos Aires na Argentina, mas acabou tomando um grande susto após o termino do torneio ao tentar realizar a manobra 1080.

Gui, que ficou atrás apenas do francês Edouard Damestoy, (vencedor da prova, que realizou manobras como frontside rodeo 540), fez uma ótima performance na fase de linhas tendo fechado em segundo lugar com 84,33, a frente do francês (82,33), e atrás do curitibano Augusto Akio (159,16).

Mas na fase de manobras Gui que chegou a acertar um 900, insistiu em completar um 1080, que não saiu, e fechou em segundo lugar, deixando o terceiro posto para o seu conterrâneo Augusto Akio.

Mesmo após o termino da competição, não satisfeito, Gui tentou mais duas vezes a arriscada manobra, sendo que na segunda tentativa, ele se machucou na queda e precisou ser socorrido na pista e ser levado de maca para atendimento médico.

Mas tudo não passou de um susto, pois alguns minutos depois foi constatado apenas um estiramento, o que devido a dor, obrigou o jovem curitibano a ser carregado nas costas pelo novo campeão, o francês Damestoy, durante a cerimônia de premiação, a qual Gui, fez questão de vestir uma camiseta da seleção brasileira - de futebol, e Augusto Akio, uma bandeira do Brasil.

"Foi irado competir em um campeonato de tão alto nível. Agora posso dizer que sou medalha de prata no mundial de Vert, tô muito feliz por isso e de representar o Brasil! Que venham os próximos campeonatos!", disse Gui após a premiação, com um sorriso no rosto, sem falar sobre o susto que passou.

As premiações foram entregues pelo presidente da World Skate, o italiano Sabatino Aracu e pelo americano Gary Ream, que cuida do skate na organização.

Rony Gomes ficou na quarta posição e Ítalo Penarrubia na quinta, a frente do japonês Soya Inomata e dos americanos Reef Orlando e Mitchie Brusco, que ficou na última colocação em uma tarde nada inspiradora para ele.

Entre as mulheres, a brasileira Dora Varela chamada nos World Skate Games como Dora Pereira, chegou em quarto lugar nas finais, vencida pela japonesa Yuri Fuji, com a compatriota Asahi Kaihara em segundo e a alemã Lilly Stoephasius, em terceiro.

Para Dora, "foi muito divertido, meu primeiro campeonato mundial de vertical, fiquei feliz com o quarto lugar, quero evoluir muito nesta modalidade, adoro andar de vert e o nível do skate feminino esta muito alto, elas são minha inspiração são todas umas queridas, muito divertido andar com elas e aqui na Argentina esta sendo uma vibe incrível, o lugar é lindo, e espero que tenha muitos outros eventos como esse", disse logo após a premiação.

Resultados World Skate Games Argentina 2022 - Skate Vertical

Masculino

1. Edouard Damestoy (FRA)

2. Gui Khury (BRA)

3. Augusto Akio (BRA)

4. Rony Gomes (BRA)

5. Italo Penarrubia (BRA)

6. Soya Inomata (JPN)

7. Reef Orlando (EUA)

8. Mitchie Brusco (EUA)

Feminino

1. Yuri Fuji (JPN)

2. Asahi Kaihara (JPN)

3. Lilly Stoephasius (ALE)

4. Dora Varella (BRA)

5. Mizuho Hasegawa (JPN)

6. Elizabeth Makiibbin (EUA)

7. Brigitte Morales (PER)

8. Alisa Fessl (AUT)