Senna em Donington em 93? Melhor volta da história pode ser de Barrichello
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Que fã de Fórmula 1 nunca ouviu falar da "melhor primeira volta da história" e da aula de pilotagem de Ayrton Senna, sob chuva, no GP da Europa de 1993, em Donington Park? A vitória, uma das cinco de um ano em que a McLaren do brasileiro estava longe de ser o melhor carro do grid, é considerada por muitos a melhor corrida da carreira do tricampeão. Mas Senna não foi o único que brilhou naquela tarde de 11 de abril de 27 anos atrás. Há quem diga, inclusive, que a tal melhor volta da história não foi dele, mas sim de Rubens Barrichello.
Senna largou em quarto, caiu momentaneamente para quinto e passou Karl Wendlinger, Michael Schumacher, Damon Hill e Alain Prost em uma volta. Enquanto isso, Barrichello, apenas em sua terceira largada na F-1 e aos 20 anos, saía do 12º posto em sua Jordan para o quarto lugar.
Barrichello ganhou uma posição antes mesmo da largada, já que JJ Lehto teve problemas e saiu dos boxes. Antes da primeira curva, já tinha passado Johnny Herbert, outro nome que seria marcante na prova, e Riccardo Patrese. Enquanto Senna estava subindo para terceiro, Rubinho já era o oitavo, passando por Gerhard Berger. Pouco depois, Senna passava por Hill para ser segundo, e Barrichello superava Alesi para ser sétimo.
Depois, Wendlinger se estranhou com Michael Andretti, e os dois foram parar fora da pista, dando a quinta posição a Rubinho. Só então o piloto brasileiro apareceu na transmissão oficial. Antes que Senna conseguisse passar Prost e tomar a liderança, Barrichello superava Schumacher e se colocava em quarto.
"O controle de tração ajudou no começo da corrida. Estava comprometido comigo mesmo e forcei bastante, mas tenho que dizer que também tive muita sorte! De qualquer jeito, foi uma ótima largada, e o carro esteve muito bom por toda a corrida", disse Barrichello, à época.
As condições climáticas eram muito complicadas, com pancadas de chuva misturadas com períodos de pista seca, levando a maioria dos pilotos a trocar diversas vezes de pneu - Prost foi aos boxes sete vezes, contra quatro paradas de Senna e apenas uma de Herbert, que fez basicamente a corrida toda de pneu slick.
Antes da primeira rodada de paradas, Barrichello chegou a pressionar Hill. O brasileiro voltaria a chamar a atenção na segunda parte da prova, continuando com os pneus de pista seca mesmo quando voltou a chover. Apesar de andar mais lento, ele se manteve em quarto, ajudado pelo fato de pilotos com carros melhores que sua Jordan terem ficado pelo caminho - Schumacher acabou na brita, Alesi teve problemas hidráulicos. Porém, ao fazer menos pit stops que as Williams, ele acabou até passando Hill na volta 32 e subindo momentaneamente para terceiro.
A cinco voltas do fim, no entanto, Barrichello teve de encostar sua Jordan, que ficou sem combustível. Mas o quarto lugar na prova ficou em boas mãos: Herbert, com a Lotus, só trocou os pneus de chuva pelos de pista seca na volta 10 e tratou de segurar-se na pista quando a precipitação se intensificou ao longo da prova.
"Como não dava para prever o que ia acontecer com o clima, pensei que o melhor seria continuar indo", disse o britânico, acostumado ao clima instável de seu país. Para completar um domingo atípico na Fórmula 1, até a nanica Minardi pontuou no GP da Europa de 1993, com Fabrizio Barbazza, que faria mais um ponto na corrida seguinte, em San Marino.
Mas quem acabou dando sorte mesmo naquele domingo foi a desenvolvedora japonesa de videogames Sega. Em 1993, eles investiam pesado em marketing para lançar o jogo Sonic e até patrocinaram a Williams. A imagem que até hoje roda o mundo é a do troféu recebido por Senna por sua vitória histórica com o personagem do jogo, uma vez que a Sega patrocinou, também, a etapa de Donington. Curiosamente, aquele não foi o troféu que o brasileiro levou para casa: logo depois, ele recebeu o original.
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