Brasileira é selecionada para buscar vaga na academia de pilotos da Ferrari
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A brasileira Júlia Ayoub foi uma das 20 pilotos selecionadas para buscar uma vaga na Academia de Pilotos da Ferrari, em iniciativa para promover as mulheres no automobilismo em parceria com a FIA, chamada "FIA Girls on Track" (garotas na pista, em inglês). A brasileira é kartista desde 2016 e inclusive já participou dos campeonatos europeu e mundial na categoria júnior de kart no ano passado.
Estas 20 pilotos, vindas de vários países do mundo, vão participar de uma seletiva no circuito de Paul Ricard, na França, que é o palco do GP de F1 do país, em outubro. Elas vão brigar por 12 vagas nos campos de treinamento de kart e F4. As quatro melhores serão escolhidas para um curso na Academia de Pilotos da Ferrari em novembro. A vencedora será premiada com um contrato assinado com a Academia de Pilotos da Ferrari para correr na temporada de 2021 da Fórmula 4, o primeiro degrau após o kart.
"Estou muito feliz de poder anunciar que estou entre as escolhidas desse programa incrível que a FIA e a Ferrari Driver Academy estão organizando e sou muito grata a todos por esta oportunidade. Todos nós sabemos que isso poderá aumentar o número de participações femininas no esporte a motor e precisamos mudar essa percepção de que a mulher não tem lugar no automobilismo. Vamos em busca de educar, empoderar e inspirar muitas meninas por aí", afirma Ayoub, que venceu a seletiva Richard Mille/Birel Art de kart em 2018, o que lhe deu a chance de ser a única brasileira no mundial do ano passado.
A carreira de Júlia é gerida pelo ex-campeão mundial de kart Gastão Fráguas desde 2018. Fráguas também gere carreiras de outras jovens promessas do automobilismo brasileiro, como Caio Collet, hoje no programa da Renault. Ayoub também foi aluna da Escola de Kart do Senninha, em 2016.
"É muito legal ver que finalmente estão olhando para as mulheres no automobilismo como uma oportunidade de buscar novos talentos. Isso pode agregar muito à categoria como um todo. Acredito que esse programa tem tudo para inspirar próximas gerações de pilotos femininas e vou fazer o meu melhor para conquistar essa vaga na Academia de Pilotos da Ferrari".
A ação da Ferrari é a primeira da iniciativa Girls On Track da FIA e deve ser copiada por outras equipes de F1 que têm programas de desenvolvimento de pilotos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.