Mercedes muda pintura do carro de 2020 para chamar atenção à diversidade
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Mercedes surpreendeu ao divulgar nesta segunda-feira que vai correr com uma pintura predominante preta na temporada 2020, como forma de chamar a atenção para a necessidade de promover a diversidade na Fórmula 1 e na própria equipe, além de simbolizar que a Mercedes se posiciona contra qualquer tipo de discriminação. O lançamento ocorre poucos dias antes da primeira corrida da temporada, que será neste final de semana, na Áustria.
O comunicado oficial apresentando a nova pintura diz que "nas últimas semanas, o movimento Black Lives Matter destacou o quanto precisamos de mais medidas e ações para lutar contra o racismo e todas as formas de discriminação. Temos orgulho de nossa cultura e nossos valores. Damos valor à contribuição de todas as pessoas. Mas, na nossa organização, só 3% dos membros se identificam como pertencentes de uma minoria étnica e só 12% são mulheres. Essa falta de diversidade mostra que precisamos de novas abordagens para atrair talento de várias áreas da sociedade que não atingimos ainda".
A iniciativa teve muito a ver com o engajamento de Lewis Hamilton, primeiro negro a disputar uma corrida de F1 e seis vezes campeão do mundo. "É muito importante que aproveitemos esse momento para educarmos, sejamos um indivíduo, marca ou companhia para trazer mudanças significativas para assegurar igualdade e inclusão. Eu sofri racismo em minha vida e vi minha família e amigos sofrerem o mesmo e falo do fundo do coração quando peço por mudança. Quando falei com Toto [Wolff, chefe da equipe] sobre o que esperava que pudéssemos atingir enquanto equipe, disse que era importante que nos mantivéssemos unidos. Então gostaria de agradecer a ele e aos acionistas da Mercedes por terem me ouvido e por terem entendido minhas experiências a paixões."
A própria Fórmula 1 também está promovendo uma ação, chamada We Race as One (corremos como um só, em inglês), para chamar a atenção a uma série de causas. Vários carros terão o símbolo do arco-íris, muito identificado no momento à luta contra o coronavírus e valorizando o trabalho dos profissionais de saúde. A questão da diversidade também será contemplada pela ação, com a busca de promover minorias dentro de um esporte tradicionalmente branco e masculino.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.