GP da Áustria: Com Hamilton na frente, Mercedes domina 1º dia de treinos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Lewis Hamilton liderou as duas primeiras sessões de treinos livres da temporada da Fórmula 1. Depois de colocar mais de três décimos no próprio companheiro Valtteri Bottas na primeira sessão do dia, o inglês viu o finlandês se aproximar na segunda sessão, que é mais representativa para o resto do final de semana de GP da Áustria. No final, Bottas ficou a 0s197 de Hamilton.
Mas isso significa que os dois treinos foram dobradinhas da Mercedes, e em ambos os treinos Hamilton colocou mais de meio segundo no rival mais próximo - no primeiro treino, Max Verstappen, e no segundo, Sergio Perez, da Racing Point - o que não é um bom sinal para os rivais, uma vez que os tempos de volta costumam ser muito mais próximos no circuito da Áustria, um dos mais curtos e com menos curvas na temporada.
Pelo menos o segundo treino foi mais positivo para a Ferrari: depois de ficar em 10º e 12º no primeiro treino, o time teve Sebastian Vettel em quarto e Charles Leclerc, em nono. Sem novidades no carro em relação aos testes de fevereiro, o time italiano espera um começo difícil, e ainda tem de lidar com a irritação de Vettel pela maneira como foi descartado para a temporada 2021, em um dos temas que vêm dominando este primeiro final de semana.
Outro tema muito discutido neste início de atividades é o pedido de esclarecimento da Red Bull acerca do sistema DAS da Mercedes. Era algo que o time já sabia que o rival usaria, mas teria que esperar os carros fazerem uma sessão oficial para questionar, e é o que o time de Verstappen, que fechou o dia em oitavo, e Alex Albon, 13º nesta sexta-feira, fará neste final de semana.
Quem correspondeu às expectativas deste primeiro dia foi a Racing Point. Sergio Perez se manteve no top 5 por todo o dia, e Lance Stroll fechou o segundo treino em sétimo lugar. O carro é muito similar à Mercedes do ano passado e vinha muito bem desde os testes de pré-temporada.
Este segundo treino livre é o mais significativo dos três realizados ao longo do final de semana, pois é realizado no mesmo horário da classificação e da corrida e, por isso, costuma ter condição de pista semelhante. O GP que abre a temporada da F1 depois de uma série de cancelamentos e adiamentos por conta do coronavírus tem largada às 10h10 da manhã do domingo com transmissão pela TV Globo e pela BandNewsFM.
Classificação da 2ª sessão de treinos livres - GP da Áustria
1 - Lewis Hamilton 1min04s304
2 - Valteri Bottas +0s197
3 - Sergio Perez +0s641
4 - Sebastian Vettel +0s657
5 - Daniel Ricciardo +0s668
6 - Lando Norris +0s783
7 - Lance Stroll +0s831
8 - Max Verstappen +0s911
9 - Charles Leclerc +0s994
10 - Carlos Sainz +1s048
11 - Esteban Ocon +1s111
12 - Daniil Kvyat +1s139
13 - Alexander Albon +1s149
14 - Antonio Giovinazzi +1s304
15 - Kevin Magnussen +1s374
16 - Romain Grosjean +1s604
17 - Pierre Gasly +1s712
18 - George Russell +1s821
19 - Kimi Raikkonen +1s974
20 - Nicholas Latifi +2s820
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.