Pódio na estreia não empolga Ferrari: time precisa recuperar 1s por volta
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Ferrari começou a temporada da Fórmula 1 com um segundo lugar com Charles Leclerc, mas não vê muitos motivos para comemorar: o monegasco acabou aproveitando a oportunidade dada pela corrida com mais abandonos em mais de cinco anos na categoria, e a Scuderia sabe que, em condições normais, no máximo lutaria por um top 5. Os cálculos ferraristas apontam que o carro está perdendo 1s em relação à Mercedes, e grande parte dessa diferença vem nas retas, justamente em um ano em que o desenvolvimento de motores está congelado. Para piorar, Sebastian Vettel disse não ter confiança no carro. O alemão fez uma corrida apagada e terminou em décimo. Só 11 pilotos completaram a prova.
"Acho que o que vimos na Áustria foi similar à pré-temporada em Barcelona, precisamos melhorar o carro pois há problemas de correlação de dados entre o desenho, especialmente no lado aerodinâmico, e é por isso que mudamos o projeto. Tomara que possamos implementar essas mudanças logo. Não será a solução final, mas é importante para nós melhorar o comportamento do carro", disse o chefe da equipe, Mattia Binotto, referindo-se ao pacote de mudanças previsto para a terceira etapa, na Hungria.
Binotto explicou que o 1s que a Ferrari ficou devendo para a Mercedes na classificação vêm prioritariamente da falta de rendimento nas retas, o que tem a ver com o motor, que teve de ser alterado a pedido da FIA no final do ano passado, e também ao fato do carro ter muito arrasto, ou seja, oferecer muita resistência ao ar. "Três décimos vêm nas curvas, mas ainda há sete décimos perdidos nas retas, e acho que isso será muito difícil [de tirar] porque o desenvolvimento do motor está congelado, e também temos um problema de arrasto que não será melhorado logo. Foi desapontador ver nossa velocidade de reta, mas vamos analisar os dados e ver o que fazer no futuro.
Além disso, Sebastian Vettel apontou que o comportamento do carro mudou muito ao longo do final de semana. Durante a corrida, era clara a dificuldade que ele tinha ao volante. Vettel se classificou em 11º e terminou em penúltimo. "Obviamente não tive a melhor das corridas. Não tinha confiança no carro, e é bom ter outra corrida semana que vem para tentar confirmar se é assim que o carro se comporta normalmente. Estava bem feliz na pré-temporada, já que o carro parecia melhor nas curvas, e o equilíbrio estava bom na primeira parte do fim de semana. Depois, ele piorou para mim, então é um ponto de interrogação agora e precisamos entender se algo deu errado. Não tinha confiança no carro para ter consistência em termos de voltas e também de ritmo."
Além do comportamento do carro em si, o diretor técnico da F1, Ross Brawn, lembrou que Vettel não vive o melhor de seus momentos dentro da Ferrari. "Foi um começo difícil para Sebastian na última temporada dele com a equipe. Tudo deve estar girando na cabeça dele, depois que ele descobriu que a Ferrari não queria renovar seu contrato. Às vezes, as coisas que desestabilizam um piloto são bem sutis. Sebastian pareceu estar surpreso e chocado pelo que aconteceu e isso deve ser uma distração, e isso é compreensível."
Mesmo Leclerc, que foi segundo, chamou a atenção para a falta de desempenho do carro. Ele largou em sétimo e ultrapassou, na pista, Lando Norris e Sergio Perez. E herdou as posições de Lewis Hamilton (penalizado) e das duas Red Bull, que quebraram. "É um grande resultado mas, realisticamente, não temos o ritmo que queríamos. Ainda temos muito trabalho pela frente."
O único ponto positivo da primeira etapa do ano foi o fato dos dois carros terem terminado - e os outros carros que usam motor Ferrari abandonaram por problemas de freios (no caso da Haas) e por uma roda que não foi bem afixada durante um pit stop (na Alfa Romeo). Binotto lembrou que a Ferrari trabalhou muito para tornar seu equipamento mais confiável, então este é um alento e pode ser positivo neste início de temporada caso essa tendência de muitas quebras se repita neste final de semana, quando a F1 corre novamente no circuito de Red Bull Ring.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.