Mercedes Rosa perde 15 pontos e terá de pagar 2.5 milhões após protesto
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A equipe Racing Point foi considerada culpada após protesto da Renault em relação aos dutos de freio do carro, que ficou conhecido como Mercedes rosa devido a sua semelhança ao carro dos hexacampeões do mundo. Eles perderam 15 pontos no campeonato e terão de pagar uma multa que supera os 2.5 milhões de reais (400 mil euros).
Com isso, a Racing Point perde uma posição no campeonato e agora está cinco pontos atrás da própria Renault. O CEO da Racing Point, Otmar Szafnauer, disse que a equipe deve apelar da decisão.
Os pontos perdidos são referentes aos conquistados pelo time no GP da Estíria, o segundo da temporada e o primeiro cujo resultado foi protestado pela Renault. O time francês repetiu o procedimento nas duas etapas seguintes, Hungria e Grã-Bretanha, mas a Racing Point recebeu apenas advertências por usar os dutos nestas provas.
A briga da Renault, do ponto de vista técnico, se deu pela semelhança dos dutos da Racing Point e da Mercedes. Até o ano passado, esta era uma peça que poderia ser comercializada entre as equipes, ou seja, o time de Silverstone comprou, legalmente, os dutos da Mercedes, apesar de não tê-los usado em 2019. Mas, a partir deste ano, era necessário que cada construtor fizesse seu projeto.
O argumento que foi comprovado e acabou fazendo a Renault ganhar a causa foi o fato de a Racing Point ter usado informações do projeto CAD da Mercedes para desenhar os dutos de freio traseiros, fazendo apenas "alterações mínimas", segundo a FIA. Isso ficou claro depois que a equipe e a própria Mercedes enviaram à FIA seus projetos - a Racing Point dos dutos deste ano e a Mercedes, de 2019.
A FIA revelou ainda que a Racing Point chegou a questionar a entidade se poderia usar os dutos de freio de 2019 da Mercedes no carro deste ano e recebeu uma negativa. Provavelmente foi quando eles decidiram usar as informações que tinham do equipamento para fazer sua versão, que a FIA acabou entendendo como "amplamente desenhado pela Mercedes".
Assim sendo, a punição de 7.5 pontos por carro e a multa é, de acordo com a FIA, "proporcional à violação do processo de desenho que levou à violação das regras e uma advertência é suficiente para os GPs da Hungria e da Grã-Bretanha." O diretor-técnico da FIA para monocoques, Nikolas Tombazis, explicou que isso aconteceu porque "a FIA entendeu que o que estava fora das regras era o processo pelo qual a peça foi projetada, e não a peça em si, então o entendimento é de que a punição referente ao primeiro protesto já cobrem a pena."
Como cabe recurso à decisão, é bem provável que a Renault não fique satisfeita com a punição e tente fazer com que todos os pontos das três corridas cujo resultado foi protestado por elas sejam excluídos. A FIA indicou, também, que a Racing Point pode continuar usando o duto de freio e seguirá recebendo advertências "porque a violação das regras já foi coberta pela punição referente ao GP da Estíria", ou seja, a entidade acredita que os 400 mil euros e a perda de 15 pontos seja suficiente para punir o time.
Briga é maior que o protesto em si
Os dutos de freio são uma peça importante tanto para a regulação da temperatura dos freios em si, quanto para a aerodinâmica do carro. Mas o protesto também tem um outro viés: tentar estabelecer limites na colaboração entre equipes, como explicou o diretor-técnico da Renault, Marcin Budwoski.
"Acho importante para nós ter clareza do que é permitido. Para esta temporada, a próxima e também para a F1 que queremos no futuro. Qual é o modelo que queremos? Queremos um modelo em que temos dez equipes lutando de forma independente uma com a outra, especialmente de um contexto mais justo em termos de orçamento [com a adoção do teto de gastos em 2021]. Então acho que há uma grande oportunidade, juntamente com as novas regras técnicas, de termos carros que possam seguir um ao outro de perto, ultrapassar, ter corridas melhores. E achamos que há uma grande oportunidade para o esporte ter dez equipes, talvez mais, em condições iguais. E para nós é importante esclarecer qual o nível de colaboração permitido."
Tombazis, afirmou nesta sexta-feira que isso entrou, sim, em discussão. "Entento o protesto da Renault. Esse protesto demonstrou para nós que há determinadas áreas que as regras não cobrem. O grande debate foi: o que é realmente um design próprio e o que acontece quando as pelas mudam de status (de poderem ser compradas para terem de ser desenhadas pela própria equipe). Havia a necessidade de questionar isso e a maneira como se faz isso é protestando o resultado das corridas."
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