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Pilotos veem desafio físico e Hamilton "reza para pneu aguentar" em Mugello

A McLaren teve problemas com estabilidade durante os treinos livres em Mugello - Steven Tee/F1 Pool
A McLaren teve problemas com estabilidade durante os treinos livres em Mugello Imagem: Steven Tee/F1 Pool

Colunista do UOL

11/09/2020 13h43

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A Fórmula 1 fez suas duas primeiras sessões oficiais na pista de Mugello, na Itália, no dia de abertura de atividades para o GP da Toscana, e o circuito foi bastante elogiado. Reconhecendo o desafio das curvas de alta velocidade em sequência, com áreas de escape com britas, que punem mais erros, e um asfalto escorregadio, os pilotos acreditam que Mugello tem todas as características para ser o palco de uma corrida desafiadora para os pneus e para os pescoços, como explicou o mais rápido do dia, Valtteri Bottas.

"É muito bacana, curti todas as voltas hoje! Acho que ainda dá para abaixar bem mais a volta. Quando você anda em uma pista nova, é normal que os ganhos sejam grandes entre uma sessão e outra. É a pista mais física do campeonato. Acredito que, durante a corrida o corpo deve começar a fatigar. Já deu para perceber nos treinos livres que vai ser um domingo duro para todo mundo. Mas estou pronto."

Segundo colocado no dia e reconhecendo que ainda não está conseguindo tirar o máximo de sua Mercedes especialmente nos dois primeiros setores em uma pista na qual nunca andou, Lewis Hamilton concordou com o companheiro. "É uma das pistas mais físicas em que estive ultimamente. Principalmente naquelas duas curvas para a direita [as Arrabiata], em que você está de pé embaixo o tempo todo e tem que segurar o pescoço. Adoro."

O líder do campeonato só salientou que as trocas de direção constantes em alta velocidade - nove das 15 curvas são feitas a mais de 200km/h - podem afetar o rendimento dos pneus no momento, até porque é esperado muito calor na região da Toscana. "Você não baixa de quarta, terceira marcha na volta inteira! As velocidades com que estamos fazendo as curvas? só rezo para que esses pneus aguentem a corrida inteira para todos nós e que seja seguro", disse o inglês, que teve um pneu estourado no final do GP da Grã-Bretanha, em julho.

Terceiro colocado no dia, Max Verstappen minimizou as dificuldades com os pneus, dizendo que eles se comportaram melhor do que ele esperava. "São tantas curvas rápidas que a gente consegue fazer de pé embaixo. Não tem nenhuma curva lenta, o que eu gosto. A corrida não vai ser fácil, mas não podemos reclamar porque treinamos para isso. Acho que vai ser divertido."

Pista pune erros

Totalmente adaptada para receber o Mundial de Motovelocidade, a pista de Mugello não tem as áreas de escape asfaltadas que a F1 costuma preferir, e isso faz com que qualquer erro seja punido de forma mais severa. Que o diga Lando Norris, que perdeu o controle de sua McLaren e bateu. Mas, ainda assim, disse preferir pistas com mais áreas de brita. "É mais complicado e mais desafiador, então acho que é melhor que seja assim. É como deveria ser. É divertido. Mas o asfalto é bem escorregadio e isso está tornando a nossa vida mais difícil do que esperado, e isso é um desafio legal."

Bottas concorda. "Tem vários lugares da pista em que você não tem muito espaço para errar, e acho que é assim que tem que ser. Se você cometer um erro, é bem possível que seja penalizado."

Além da batida de Norris, os treinos livres tiveram rodadas das duas Ferrari e de Nicholas Latifi. E Kimi Raikkonen e Sergio Perez acabaram colidindo após o mexicano sair dos boxes e não perceber que o finlandês estava vindo em volta rápida na pista, que é mais estreita do que a maioria dos circuitos usados atualmente pela F1. Perez foi punido com a perda de uma posição no grid.

Até por essa falta de espaço, a classificação deve ser complicada, com pouco espaço para os 20 carros. Há mais um treino livre, a partir das 7h da manhã do sábado, antes da classificação, que começa às 10h