Névoa em Nurburgring impede treino e cancela estreia de Mick Schumacher
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A primeira sessão de treinos livres para o GP de Eifel, em Nurburgring, não pôde ser realizada devido à névoa que encobriu o circuito localizado no oeste da Alemanha. Isso significa que a estreia de Mick Schumacher, filho de Michael Schumacher e atual líder da Fórmula 2, em uma sessão oficial da Fórmula 1, vai ter que esperar.
O alemão estava já a bordo do carro da Alfa Romeo, que deve ser sua equipe na próxima temporada, quando a sessão teve seu primeiro atraso, pouco antes de começar, perto das 6h da manha pelo horário brasileiro. O cronômetro, na verdade, foi acionado na contagem regressiva de 1h30 de sessão, mas os boxes permaneceram fechados. A situação foi revista mais duas vezes, às 6h30 e às 7h, mas foi impossível abrir o pitlane.
Apesar da garoa e do frio, o que impediu que os carros fossem à pista foi a névoa, uma vez que o helicóptero médico não tinha condições de levantar voo. As regras dizem que, caso não haja um hospital a até 15 minutos de ambulância do circuito, os carros só podem ir à pista se o helicóptero tiver teto para voar.
Isso frustrou os fãs que enfrentaram o frio de 11ºC e a chuva em Nurburgring especialmente para ver Mick Schumacher em ação. Ele já testou carros de F1 em duas oportunidades - em um teste coletivo no Bahrein em 2019 e, na semana passada, andou com uma Ferrari de 2018. Porém, este seria seu primeiro treino livre. O mesmo estava previsto para o vice-líder da Fórmula 1, o britânico Callum Ilott, que andaria pela Haas. Os dois pilotos fazem parte da academia de jovens da Ferrari.
Dificilmente os dois jovens terão outra chance ainda na Alemanha, já que os pilotos titulares precisam voltar aos carros para se preparar para a corrida. E a perspectiva futura também não é das melhores, já que a F1 agora tem uma sequência de provas em pistas nas quais tem pouca ou nenhuma experiência recente: a próxima etapa é em Portimão (Portugal), onde a categoria nunca correu. Depois, vai para Imola, onde não haverá treinos livres na sexta-feira. E na etapa seguinte, na Turquia, a última corrida foi em 2011. E, depois disso, serão feitas duas corridas no Bahein, onde Schumacher e Ilott estarão ocupados com a decisão do título da Fórmula 2.
O fato de a sessão não ter carros na pista também afeta a preparação das equipes em uma pista que não é usada pela Fórmula 1 desde 2013. Especialmente equipes que estão levando a Nurburgring pacotes de mudanças, como McLaren e Ferrari, saem prejudicadas.
Há uma segunda sessão de treinos livres programada para começar às 10h da manhã pelo horário brasileiro. É difícil prever se as condições climáticas vão estar boas o suficiente para que o helicóptero levante voo, mas é esperado que a névoa diminua até lá.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.