Interlagos reaparece em calendário 2021 da F1, mas depende de novo contrato
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A Fórmula 1 publicará o calendário da temporada 2021 amanhã (10) com uma reviravolta na situação do GP do Brasil: São Paulo voltou a constar na lista, embora um contrato ainda não tenha sido assinado para manter a prova de Interlagos. O campeonato deve ter 23 corridas no total, um recorde, com a adição do GP da Arábia Saudita no final do ano.
A Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da categoria, havia apresentado às equipes, no final de outubro, um calendário tendo o Rio de Janeiro como palco da etapa brasileira ano que vem. Porém, com a demora para a obtenção da licença ambiental para o início das obras, ficou claro que seria praticamente impossível construir uma pista em menos de um ano para receber a corrida em 2021.
A presença do Brasil no calendário reitera a vontade da Liberty de permanecer no país que é responsável por perto de 20% da audiência mundial da Fórmula 1, embora a prova seja uma das duas que dependem da assinatura de um contrato, juntamente do GP da Espanha. A categoria vinha pleiteando junto a São Paulo o pagamento da taxa anual para receber a prova (algo que não vinha acontecendo nos últimos anos devido a um acordo feito pelo ex-detentor dos direitos comerciais, Bernie Ecclestone) e a saída do promotor Tamas Rohonyi, à frente do GP há mais de 30 anos. Como revelou o UOL Esporte em outubro do ano passado, São Paulo colocou o empresário Alan Adler, chefe-executivo da IMM, empresa de eventos esportivos e de entretenimento, na mesa de negociações.
A grande dúvida é em relação à duração do contrato, uma vez que a Liberty segue preferindo o projeto carioca. A proposta do Rio de Janeiro é de 10 anos, mesmo período que era negociado com São Paulo. Porém, diante do quadro, é possível que, caso o contrato com Interlagos seja renovado, a extensão seja menor.
Outro asterisco está no lugar que seria o GP do Vietnã. Todas as negociações a respeito da prova, que faria sua estreia neste ano, têm sido mais lentas que o normal. O cancelamento da edição de 2020, inclusive, só foi confirmado pelos vietnamitas semanas depois da confirmação do calendário, sem a prova de Hanói, por parte da Fórmula 1.
A Liberty Media está sob intensa pressão financeira para apresentar um calendário lucrativo depois da divulgação de mais números negativos do balanço financeiro do terceiro trimestre. A fim de inchar ao máximo o calendário, estão previstas inclusive três provas em finais de semana seguidos (algo que não agrada as equipes) em duas oportunidades, Holanda-Bélgica-Itália e outra bastante otimista Rússia-Singapura-Japão.
Há ainda outros desafios, como por exemplo a restrição de viagens internacionais para a Austrália, algo que o governo indicou que deve continuar por todo o ano que vem. Então é possível que o calendário sofra alterações ainda por conta da pandemia.
O calendário de 2020 da Fórmula 1 já seria o recorde da categoria, com 22 etapas, mas apenas 17 GPs serão realizados, devido à pandemia. Para chegar a esse número, importante para fazer valer os contratos de direitos de TV, a Liberty teve que improvisar, fazendo rodadas duplas em três oportunidades (Áustria, Grã-Bretanha e Bahrein) e adicionando corridas que não estavam no calendário originalmente (Mugello, Nurburgring, Portimão, Imola e Turquia, palco do GP deste final de semana).
Calendário de 2021 da Fórmula 1
21.03 GP da Austrália
28.03 GP do Bahrein
11.04 GP da China
25.04 a confirmar
09.05 GP da Espanha*
23.05 GP de Mônaco
06.06 GP do Azerbaijão
13.06 GP do Canadá
27.06 GP da França
04.07 GP da Áustria
18.07 GP da Grã-Bretanha
01.08 GP da Hungria
29.08 GP da Bélgica
05.09 GP da Holanda
12.09 GP da Itália
26.09 GP da Rússia
03.10 GP de Singapura
10.10 GP do Japão
24.10 GP dos Estados Unidos
31.10 GP do México
14.11 GP do Brasil (São Paulo)*
28.11 GP da Arábia Saudita
05.12 GP de Abu Dhabi
*confirmação depende da assinatura do contrato
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