Topo

Pole Position

Festival de rodadas marca treino na Turquia; sem tempo, Hamilton é último

As Red Bull têm sido as mais rápidas sob condições difíceis na Turquia - Ozan Kose-Pool/Getty Images
As Red Bull têm sido as mais rápidas sob condições difíceis na Turquia Imagem: Ozan Kose-Pool/Getty Images

Colunista do UOL

14/11/2020 06h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Max Verstappen liderou uma sessão marcado pelas condições de pista muito difíceis que geraram um festival de rodadas no último treino livre antes da classificação para o GP da Turquia, sob chuva. O holandês da Red Bull, que já tinha sido o primeiro nas duas sessões da sexta-feira, fez o tempo de 1min48s485. Charles Leclerc foi o segundo com a Ferrari e Alex Albon, companheiro de Verstappen, foi o terceiro. O líder do mundial, Lewis Hamilton, que pode ser campeão neste fim de semana, passou boa parte do treino nos boxes e não marcou tempo. As condições de pista não devem melhorar para a classificação, que começa às 9h da manhã.

Foram poucos os pilotos que não rodaram durante a sessão de 1h. Charles Leclerc, Sebastian Vettel, Esteban Ocon, Daniil Kvyat, Carlos Sainz. Todos conseguiram evitar o muro, mas tinham dificuldade até mesmo quando estavam lentos na pista. A maioria dos tempos foi feita na primeira metade do treino, antes que a chuva apertou. O curioso da sessão foi que, quando a pista estava mais complicada, só Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, dois dos pilotos mais experientes do grid, se arriscaram para tentar entender qual seria a melhor linha para a adotar na chuva, já que as condições não devem mudar para a classificação e é possível que também chova no domingo.

Por que está tão difícil segurar o carro na pista?

O circuito da Turquia não era usado pela Fórmula 1 desde 2011, e foi colocada no calendário como reposição das provas que foram canceladas devido ao coronavírus. Controlada pela Intercity, empresa que aluga e vende, carros, desde 2013, ela foi reasfaltada semanas antes do GP, depois que a Pirelli já tinha selecionado pneus conservadores para a etapa tendo como base o asfalto antigo.

Além dos pneus errados, o asfalto novo solta óleos durante a sua maturação que também tiram a aderência da pista, o que já um problema quando o mesmo foi feito em Portimão, outra corrida que entrou no calendário por conta dos cancelamentos. Para piorar, as temperaturas estão baixas (13ºC durante a sessão deste sábado de manhã) e não há categorias de acesso para ajudar a emborrachar a pista.

Mas mesmo o trabalho feito pelos pilotos nos treinos de sexta-feira e também por uma medida desesperada dos promotores, colocando os carros que alugam para rodar na pista tentando aumentar a borracha foram jogados fora devido à chuva, que limpou a borracha. O resultado foi o que se viu no último treino livre antes da classificação: mesmo que a chuva não fosse forte, os pilotos chegaram a colocar os pneus mais fortes de chuva para tentar ter alguma aderência, já que eles trabalham em uma faixa de temperatura menor. E mesmo assim era difícil manter o carro na pista.

É um ciclo vicioso: sem aderência, o piloto não consegue forçar o ritmo, e assim os pneus ficam frios e a aderência é menor ainda. Quando ele consegue aquecer os pneus e começa a arriscar, sai da pista e volta a esfriar os pneus.

Confira a classificação 2º do treino livre do GP da Turquia
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min48s485
2º Charles Leclerc (MON/Ferrari) - +0s945
3º Alex Albon - (TAI/Red Bull) - +1s574
4º Esteban Ocon (FRA/Renault) - +5s412
5º Lando Norris (ING/McLaren) - +5s510
6º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - +6s005
7º Sergio Perez (MEX/Racing Point) - +7s092
8º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) - +7s181
Kevin Magnussen (DIN/Haas) - +7s393
10º Lance Stroll - (CAN/Racing Point) - +8s339
11º Daniel Ricciardo (AUS/Renault) - +9s990
12º Carlos Sainz (ESP/McLaren) - +11s063
13º Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo) - +13s840
14º Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri) - +13s988
15º Romain Grosjean (FRA/Haas) - +16s240
16º Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo) - +17s866
17º Daniil Kvyat (RUS/AlphaTauri) - +20s883
18º George Russell (ING/Williams) - sem tempo
19º Nicholas Latifi (CAN/Williams) - sem tempo
20º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - sem tempo