Mercedes explica que falha de comunicação causou confusão em pit stop
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A Mercedes perdeu uma corrida praticamente ganha depois de um erro crasso durante uma tentativa de fazer um pit stop com ambos os pilotos praticamente ao mesmo tempo durante o GP de Sakhir. Chamados juntos porque o Safety Car tinha entrado na pista, já na parte final da prova, o líder George Russell, substituto de Lewis Hamilton e que caminhada a passos largos para vencer pela primeira vez na carreira, e Valtteri Bottas entraram para trocar os pneus duros pelos médios.
A confusão chegou a ser investigada pelos comissários, mas só gerou uma multa, de 20 mil euros (equivalente a 125 mil reais). E o resultado da corrida foi mantido.
Tudo pareceu correr bem na parada de Russell, enquanto o pit stop de Bottas parecia confuso. O mecânico que trocava o dianteiro esquerdo acenava para os outros voltarem a colocar os pneus duros de volta no carro do finlandês. E, quando Russell foi chamado de volta aos boxes, ficou claro o que tinha acontecido: os pneus de Bottas tinham sido colocados no carro de Russell.
O chefe da equipe, Toto Wolff, revelou que uma falha na comunicação via rádio levou à confusão na volta 59 de 87. O pedido para que os pneus de Russell fossem levados para a área de troca de pneus não chegou a tempo, e os pneus de Bottas acabaram chegando antes e confundiram os mecânicos.
"Quando chamamos as equipes de pit, eles receberam trouxeram os pneus certos", disse Wolff. "Um lado do box, o lado de George, não ouviu o chamado. Um dos nossos rádios não estava funcionando e então os caras errados com os pneus errados apareceram", referindo-se àqueles que carregavam os pneus de Bottas, que pararia depois. "Percebemos imediamante, quando vimos que não estávamos com os pneus de Valtteri, que eles estavam no carro de George".
Para Bottas, isso significava que sua corrida estava completamente comprometida, já que ele estava com pneus duros e usados, que perdem temperatura mais facilmente, atrás do Safety Car. Ele logo foi ultrapassado por Russell, que foi parar atrás do finlandês depois de ter feito o pit stop duplo, perdeu mais posições e terminou em oitavo.
No texto da decisão, a FIA explicou que, em condições normais um erro desses geraria a desclassificação do carro de Russell, por ele ter sido mandado à pista com os pneus de Bottas. Porém, os comissários entenderam que isso ocorreu por um erro de comunicação não intencional, e acabou prejudicando o resultado da equipe. A explanação é de que houve uma conversa entre Russell e o engenheiro de pista ao mesmo tempo em que os boxes eram comunicados que seus pneus deveriam ser levados para a área de pit stop, e foi isso que fez com que a mensagem não chegasse até os mecânicos.
A FIA também resolveu aplicar o mesmo padrão para quando compostos são misturados numa parada (por exemplo, colocar um pneu duro e três médios). A regra para este caso é que a equipe escapa de punição se chamar seu piloto para os boxes em menos de três voltas. E a Mercedes chamou Russell logo na volta seguinte.
Russell ainda teve de fazer uma quarta parada
Russell parecia que se recuperaria e venceria a prova, passando um a um seus adversários e indo do quinto ao segundo lugar depois da relargada. Mas quando ele estava à caça do líder Sergio Perez, a Mercedes o avisou que havia uma perda de pressão no pneu causada por um furo. "O furo provavelmente veio do fato de que ele teve de sair da linha ideal muitas vezes para ultrapassar", disse Wolff. "Se ele venceria a corrida? Não sei. Acho que nossa simulação mostrava que ele alcançaria Sergio e talvez o DRS teria ajudado, mas não tenho certeza [se ele teria vencido]."
Tendo de fazer mais um pit stop, Russell voltou em 15º e ainda escalou o pelotão para conquistar o nono lugar, fazendo seus três primeiros pontos na F1, uma vez que também fez a volta mais rápida. O substituto de Hamilton, que está com covid-19, é um dos grandes pilotos da nova geração mas, até este domingo, não tinha tido muitas chances de mostrar sua habilidade, pilotando a fraca Williams.
Com as Mercedes fora da luta pela vitória, Sergio Perez venceu pela primeira vez na carreira, com Esteban Ocon em segundo e Lance Stroll em terceiro.
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