Topo

Pole Position

Enzo Fittipaldi ultrapassa irmão de Leclerc no fim e vence GP virtual da F1

Enzo (abaixo) e Pietro Fittipaldi comemoram resultado do GP virtual da F1 - Reprodução/Twitter
Enzo (abaixo) e Pietro Fittipaldi comemoram resultado do GP virtual da F1 Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do UOL

31/01/2021 17h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi em uma corrida virtual, mas teve torcedor brasileiro que até colocou o Tema da Vitória para comemorar o primeiro lugar de Enzo Fittipaldi na corrida de esports organizada pela Fórmula 1 neste domingo. Correndo pela Haas, Enzo, que está atualmente na Fórmula 3 e é membro da academia de pilotos da Ferrari, além de ser neto do bicampeão Emerson Fittipaldi, travou uma batalha acirrada com Arthur Leclerc, irmão do piloto ferrarista Charles Leclerc e que também está na F3, e ultrapassou o monegasco na penúltima volta para vencer.

enzo - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Torcedores brasileiros se empolgam com vitória de Enzo Fittipaldi em GP virtual da F1
Imagem: Reprodução/Twitter

Os GPs virtuais da Fórmula 1 começaram ano passado, sendo realizados nas datas das corridas que tiveram de ser adiadas ou canceladas por conta da pandemia na primeira metade do ano, e voltaram com três etapas em 2021 antes que os carros retornem à pista. A corrida deste domingo foi a primeira etapa do campeonato virtual, utilizando o circuito de Red Bull Ring, na Áustria. O jogo usado pelos pilotos/gamers é o oficial da F1 e as provas estão sendo usadas para arrecadar doações. O destino será escolhido pelos campeões ao final das três etapas.

Em uma corrida marcada por punições para quase todos os pilotos a não ser Oscar Piastri (atual campeão da F3 e que vai disputar a F2 em 2021), Leclerc acabou também sendo penalizado no final, caindo para sexto, e Stoffel Vandoorne ficou com segunda posição, correndo virtualmente pela Mercedes. O belga correu na F1 na McLaren e hoje está na Fórmula E. O quarto lugar ficou com Alex Albon, que correu pela Red Bull, equipe que o dispensou para esta temporada.

A equipe Haas - que, nas pistas, raramente fica sequer entre os 10 primeiros - contou com uma equipe toda brasileira no GP Virtual, com Pietro Fittipaldi, irmão de Enzo, no outro carro. Enzo largou em nono lugar para vencer, e Pietro terminou em quinto. Os dois, inclusive, comemoraram juntos a vitória, já que estavam na casa da família disputando a corrida. Pietro levou o Brasil de volta ao grid da Fórmula 1 nas duas etapas finais do campeonato do ano passado e agora Enzo chegou à primeira vitória virtual do país na brincadeira (que os pilotos levam bem à sério, chegando a treinarem juntos por horas online) da categoria.

A competição costuma ter pilotos titulares ou com alguma ligação com os times da F1 e alguns convidados: o goleiro belga Courtois acabou fazendo a volta mais rápida da prova.

A próxima etapa usará a pista de Silverstone, na Inglaterra, já no próximo domingo. E a final será na pista de Interlagos, dia 14 de fevereiro. As corridas estão sendo transmitidas pelos canais de YouTube e Twitch da F1.

A temporada 'de verdade', sem pilotos brasileiros no grid, começa dia 28 de março, no Bahrein.