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Com motor Mercedes e Ricciardo, McLaren é 1ª equipe a lançar carro de 2021
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Resumo da notícia
- Time volta a ter motor Mercedes, considerado o melhor do grid da Fórmula 1, depois de sete anos
- Australiano Daniel Ricciardo será a grande estrela da equipe e terá Lando Norris como companheiro
- Terceiro lugar de 2020 e ascensão dos últimos anos geram expectativa positiva para o time inglês, que não vence na Fórmula 1 desde 2012
- Testes coletivos da Fórmula 1 começam dia 12 de março e a etapa de abertura da temporada será dia 28.03, no Bahrein
Gerando muita expectativa depois de ter terminado o campeonato de 2020 em terceiro lugar, a McLaren foi a primeira equipe a mostrar seu carro para a temporada 2021 da Fórmula 1. Mesmo em um ano no qual o regulamento técnico ficou relativamente estável em relação ao ano passado, o time inglês vem cheio de novidades, tendo trocado o motor Renault pelo Mercedes e contando com o experiente Daniel Ricciardo, que fará dupla com Lando Norris.
É fácil entender de onde vem tanta expectativa em cima do time: eles têm mostrado franca ascensão nos últimos anos - do nono lugar em 2017 para o sexto em 2018, o quarto em 2019 e terceiro em 2020 - têm o motor Mercedes de volta, fecharam um acordo financeiro importante no final do ano passado, atraindo novos investidores, e têm um novo piloto a bordo que sabe o que é vencer corrida na F1.
Ainda assim, o CEO da McLaren, Zak Brown, disse na entrevista coletiva do lançamento do carro que seria ingênuo acreditar que o próximo passo para a equipe, agora com o motor mais forte da F1, seria lutar muito mais à frente do que em 2020. ''Temos que lembrar que chegamos na última corrida em Abu Dhabi podendo acabar até em quinto lugar no campeonato, de tão próximo que o pelotão do meio estava. Falar em lutar pelo campeonato seria pouco realista mesmo com nosso crescimento. Primeiro precisamos focar em diminuir a distância em relação à Mercedes, que deve seguir como a melhor equipe em 2021. As regras não mudaram de maneira significativa, então não acho que será um ano muito diferente em relação a 2020.''
O chefe da equipe, Andreas Seidl, concorda. Ele acredita que a equipe ainda tem muito o que melhorar para chegar em Mercedes e Red Bull. ''Temos uma das duplas de pilotos mais fortes do grid e a melhor unidade de potência. Mas temos que focar em nós mesmos neste momento, em crescer enquanto equipe. Estamos contentes com o nosso progresso nos últimos dois anos mas, ao mesmo tempo, sabemos que há muita coisa a melhorar antes de começarmos a lutar por vitórias novamente. Quando chegarmos lá, com certeza o motor Mercedes será uma ajuda.''
A vinda de Daniel Ricciardo para o lugar de Carlos Sainz, que foi para a Ferrari, é um bônus para o time, uma vez que o australiano faz 10 anos de Fórmula 1 em 2021 e tem no currículo sete vitórias. A McLaren, por sua vez, não vence uma corrida desde 2012.
Ricciardo fará dupla com Lando Norris, que estreou na F1 pela McLaren em 2019. ''É curioso porque eu sou o mais experiente em termos de F1, mas o Lando é o cara com mais vivência dentro da McLaren. Então eu tenho o que aprender com ele em termos de integração com a equipe. Todo companheiro novo que você tem é uma chance de aprender - com a maneira como ele trabalha, com seu estilo de pilotagem, ou com ambos. Tenho muita confiança em mim mesmo, mas também tenho a mente aberta para aprender.''
Norris, por sua vez, tem como meta começar o ano no mesmo nível em que terminou 2020. ''Acho que a última corrida foi muito boa em termos de entender o que eu preciso do carro e também em termos de fazer com que o carro vá mais na direção que eu preciso. Quero trabalhar com meus engenheiros do meu jeito e não ficar vendo tanto o que está acontecendo do outro lado da garagem. Isso deu muito certo no final do ano passado, então espero começar o ano nessa mesma toada.''
Novo motor traz riscos e recompensas
Embora a McLaren tenha mantido o mesmo nome MCL35 (que ganhou um M no final por conta do motor Mercedes), é quem mais teve que mexer no projeto de 2020 para 2021. Toda a área de arrefecimento, a parte eletrônica e a caixa de câmbio tiveram de ser revistas. Sempre que isso é feito, há riscos. E, em 2021, os riscos são um pouco maiores. Isso porque, em decorrência da pandemia, as equipes concordaram em limitar as mudanças em seus carros ao longo da temporada, usando as chamadas fichas de desenvolvimento. Por conta da troca de motor, a McLaren teve de desistir de suas fichas 2021 em troca de receber a permissão de fazer tudo o que era necessário para adaptar seu carro para passar do Renault para o Mercedes. Isso foi feito sob supervisão da FIA para evitar que o time tentasse tirar qualquer vantagem com as mudanças. Então, se houver algo na sensível parte traseira do carro que não estiver funcionando bem já no começo do ano, não será possível voltar atrás, porque tudo o que não for desenvolvimento aerodinâmico estará congelado no caso do time inglês.
No entanto, o diretor-técnico James Key explicou que o time está contente com a adaptação ao novo motor. ''Em termos de arquitetura, o carro mudou bastante mas, em termos de instalação, dá para perceber que a Mercedes tem um foco muito grande nos detalhes e, ao mesmo tempo, é um pacote muito simples de se trabalhar e isso é positivo para nós. E, por outro lado, é um motor que gera demandas em outras áreas nas quais tivemos de fazer ajustes. Mas vimos nos últimos meses que foi relativamente fácil trabalhar com esse motor.''
Key chamou a atenção para a parte frontal do novo carro da McLaren, onde há ''algumas ideias novas''. O regulamento de 2021 traz algumas mudanças no assoalho do carro e na parte traseira, a fim de tentar diminuir em 10% a pressão aerodinâmica e a velocidade dos carros. O engenheiro reconheceu que as mudanças tiveram o efeito desejado e apontou que o modelo lançado pela McLaren nesta segunda-feira será diferente do carro com o qual a equipe começará a temporada, justamente porque os projetistas encontraram soluções que vão ajudar a compensar essas mudanças. ''Acho que vamos ver carros ainda não muito maduros no começo do ano porque as alterações no assoalho foram efetivas. Diria que a estabilidade nas freadas será menor, mas tenho certeza que todos estarão forçando para recuperar o que foi perdido.''
A primeira experiência de Lando e Daniel com o MCL35M será já nesta terça-feira, quando o time fará um dia de filmagem no circuito de Silverstone, na Inglaterra. Os testes coletivos de pré-temporada serão mais curtos neste ano, com apenas três dias, entre 12 e 14 de março, no Bahrein. O país árabe também vai receber a primeira etapa do ano, dia 28 de março.
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