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Pole Position

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Mais ação na pista x um formato confuso: prós e contras das corridas curtas

Largada do GP do Bahrein, primeira prova da temporada 2021 da Fórmula 1 - Hasan Bratic/Getty Images
Largada do GP do Bahrein, primeira prova da temporada 2021 da Fórmula 1 Imagem: Hasan Bratic/Getty Images

Colunista do UOL

27/04/2021 04h00

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Depois de meses de discussão, a F1 e as equipes chegaram a um acordo para testar um novo formato de disputa, em apenas três provas na temporada 2021, a fim de tentar soluções para tornar o esporte mais atraente do ponto de vista do espetáculo, sem deixar de premiar a competência. Em outras palavras, desde que a discussão sobre as corridas de classificação começou, é como se a Fórmula 1 sentisse que tem um campeonato de pontos corridos, mas quisesse dar um tempero de mata-mata para alguns eventos.

Cabe, também, uma outra metáfora usada pelo diretor técnico Ross Brawn, de criar um Grand Slam, como no tênis. Inicialmente, era uma proposta de fazer uma corrida classificatória com o grid invertido, ou seja, os carros com as piores colocações no campeonato largariam na frente. Isso certamente criaria corridas bastante movimentadas, como vemos quando classificações na chuva ou sob condições complicadas pegam favoritos de surpresa. Mas a ideia do grid invertido nunca foi bem aceita, especialmente pela Mercedes e também por muitos fãs, que a viam como uma maneira artificial de gerar corridas emocionantes. A saída para ter uma corrida classificatória, por sua vez, foi ganhando outros formatos até a aprovação, por unanimidade, para que a novidade estreasse neste ano.

Há algumas coisas juntas sendo testadas, como mudar a duração das provas a fim de atrair um público mais jovem e aumentar o apelo da sexta-feira, que vai receber a definição do grid para a corrida de classificação. Mas também é importante salientar que a proposta nunca foi usar corridas de classificação em todas as provas.

Os palcos destes Grand Slam ainda não foram divulgados oficialmente, mas a primeira corrida de classificação será no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. A segunda prova com a novidade será o GP da Itália, em setembro. E a terceira, pelo menos em teoria, seria no GP de São Paulo, em Interlagos.

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Silverstone deve ser uma das pistas escolhidas para ter a novidade
Imagem: Reprodução/@F1

Como disse Guenther Steiner, "é preciso ter a coragem de implementar uma mudança dessas, e também de reconhecer se não der certo". Para tirar a ideia do papel, a F1 fez muitas simulações de cenários diferentes, mas há muita coisa que a teoria não consegue responder.

O que pesa contra as classificações sprint

Não é simples de explicar: o próprio termo escolhido pela F1 causa confusão. Classificação sprint, ou classificação de tiro curto, não dá exatamente a ideia de que será feita uma corrida para definir o grid. O termo "corridas de classificação" acabou não sendo usado para evitar confusões com a corrida "de verdade" no domingo, já que a grande reclamação dos pilotos era que um final de semana teria dois vencedores, e até por isso os pontos dados são reduzidos e não haverá pódio. Mas quem será o pole? Aquele que faz o melhor tempo na classificação de sexta-feira ou quem ganha a classificação sprint no sábado? Sim, há vários desdobramentos que podem confundir o espectador menos habitual.

Pode ser melhor para os grandes: como não haverá nenhum mecanismo que faça com que os conjuntos mais fracos larguem mais à frente na primeira corrida, a lógica diz que serão os melhores que estarão na frente o tempo todo. E, mesmo se eles tiverem algum problema na classificação, terão basicamente um terço a mais da corrida para se recuperar - e ainda poderão ganhar mais pontos.

Mais trabalho para os mecânicos: esse ponto é questionável porque, com dois treinos livres na sexta-feira, os mecânicos terminam de trabalhar no horário bem próximo ao do toque de recolher determinado pelo regulamento. Com a definição do grid para a corrida de classificação na sexta e os carros entrando em um regime de parque fechado parcial, a tendência é que esse trabalho não seja tão intenso, como também não será da corrida de classificação do sábado para o GP no domingo, porque os carros praticamente não podem ser alterados. É claro que, em caso de acidente na primeira corrida, e o risco é maior durante uma corrida do que durante uma classificação, o trabalho será mais árduo.

acidente bottas - Reprodução/Twitter @Formula1 - Reprodução/Twitter @Formula1
Um acidente como o de Bottas (foto) e Russell na corrida do sábado daria bastante trabalho aos mecânicos
Imagem: Reprodução/Twitter @Formula1

Corrida pode ser curta demais: o GP da Itália, por exemplo, deverá ter 17 ou 18 voltas. Na corrida do ano passado, os ponteiros fizeram sua primeira parada nos boxes na volta 20. É possível, portanto, que os diferentes rendimentos de pneus, que costumam movimentar as provas, simplesmente não tenham tempo de surtir efeito. Mas também pode haver um efeito positivo disso, como veremos adiante.

O que pesa a favor das classificações sprint

Corrida vai ser franca: uma das grandes reclamações da última década da Fórmula 1 é acerca da grande necessidade de poupar pneus e equipamento. A questão da unidade de potência, câmbio e outras peças que precisam durar não será resolvida, pois esbarra na necessidade de cortar gastos, mas certamente será uma corrida em um ritmo mais próximo ao da classificação. Além da questão dos pneus, desde a largada, eles estarão com os tanques muito mais vazios, podendo forçar muito mais.

Três dias de ação na pista: este é um ponto positivo indiscutível, já que haverá uma fatia maior de sessões efetivamente competitivas na pista. Isso porque a definição do grid para o sábado acontece no lugar de um treino livre. Além de ser algo positivo para os fãs, a diminuição dos treinos livres (ou mesmo quando eles são disputados sob condições diferentes de pista) faz com que as equipes tenham menos informações, e isso costuma gerar resultados mais aleatórios. Além disso, o primeiro treino livre, mais focado na preparação para a classificação da sexta, terá pista suja e temperatura muito provavelmente mais baixa, já que são os treinos feitos no período da manhã. Então será difícil preparar os carros.

meio do pelotão - Joe Portlock/Getty Images - Joe Portlock/Getty Images
Será um mini-teste para regra de largar com pneu do Q2, que deixa alguns pilotos expostos nas corridas
Imagem: Joe Portlock/Getty Images

Corrida mais justa no meio do pelotão: uma regra que, há algum tempo, se discute se ainda é necessária na F1 é a necessidade de os pilotos que vão para o Q3 na classificação largarem com os pneus de suas voltas mais rápidas no Q2. Isso visa "punir" os carros mais rápidos na definição do grid, mas não faz sentido agora que as equipes estão tão niveladas entre o quinto e o 14º lugares pelo menos. Nestas corridas com o novo formato, essa regra deixa de valer, e será interessante ver qual o resultado disso.

Mais tempo de prova valendo em pistas que geram boas corridas: não é por acaso que Silverstone, Monza e Interlagos foram escolhidas. Além de serem pistas que estão no calendário há décadas e já fazem parte da história da F1, também costumam gerar boas corridas, dando sentido para o novo formato que, é claro, não funcionaria em todas as etapas. Sabendo que é possível ultrapassar, quem estiver na frente não poderá adotar uma postura muito defensiva, e quem não tiver ido tão bem na definição do primeiro grid vai ter mais chances - inclusive depois de fazer outro treino livre no sábado de manhã para acertar melhor o carro - de se recuperar.