Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Briga Hamilton x Verstappen traz ultrapassagens pela vitória de volta à F1
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
As quatro primeiras corridas da temporada da Fórmula 1 mostraram que o conjunto Lewis Hamilton e Mercedes segue como o melhor da categoria. O inglês erra pouco e sabe ler o comportamento dos pneus, seja ele qual for. E a equipe melhorou o rendimento de um carro que começou o ano muito nervoso, mas que, no último final de semana, no GP da Espanha, já se mostrou mais neutro que o Red Bull de Max Verstappen. Ainda assim, também é fato que, com a diferença muito menor entre as duas equipes, temos algo que tinha se tornado raridade na F1 nos últimos anos: ultrapassagens na pista decidindo corridas.
Não é à toa que o próprio heptacampeão demonstra estar gostando mais desta briga apertada do que das temporadas anteriores - especialmente 2020, uma vez que, em 2018 e 2019, a Ferrari começou bem campeonato e foi perdendo fôlego ao longo da disputa.
"Este é um momento em que eu tenho que estar em meu melhor nível, todos os finais de semana. Max está pilotando excepcionalmente bem, e Valtteri também. Então é uma batalha muito apertada entre nós", disse Hamilton após vencer na Espanha e abrir 14 pontos na liderança do campeonato. "Será preciso chegar na perfeição em todas as corridas. Não acho que alguém possa fazer isso, mas vou tentar chegar o mais perto possível."
Do lado de Verstappen, há o ineditismo de uma luta por um campeonato na F1 para o piloto que estreou no ano em que Hamilton conquistaria seu terceiro título. "Claro que existe a pressão de vencer um campeonato, mas acho que é uma situação melhor de se estar. Porque você assume os riscos e tira um bom resultado disso. Estou animado para ter um carro com o qual posso lutar por um campeonato, porque é nessa situação em que acho que sou ainda melhor, porque é muito mais fácil de lidar com isso", afirmou o holandês.
Hamilton e Verstappen já se encontraram na pista cinco vezes em 4 GPs
Na etapa de abertura, no Bahrein, na verdade foi uma ultrapassagem que não valeu, pois a posição teve de ser devolvida. Verstappen largou em primeiro, mas a Mercedes antecipou a parada de Hamilton e ele conseguiu desempenho suficiente para voltar à frente do rival, que então adotou a tática de atrasar sua parada ao máximo para chegar com pneus mais novos no final e tentar recuperar a posição na pista.
O holandês chegou a fazer a ultrapassagem, mas teve que devolver por ter saído da pista para concluir a manobra, o que é ilegal. De qualquer forma, lá estavam dois pilotos, com carros diferentes e táticas distintas, disputando a liderança na pista a poucas voltas do fim de uma corrida.
A segunda corrida, em Imola, foi uma vitória mais tranquila de Verstappen, mas também houve um momento em que ele e Hamilton dividiram a freada, logo na primeira curva da corrida. E, caso o inglês não tivesse saído da pista tentando dar uma volta em George Russell quando a pista estava secando, é possível, com base no ritmo do heptacampeão quando veio abrindo caminho de oitavo para segundo, que a corrida tivesse sido decidida em outra briga entre os rivais.
Em Portugal, na terceira etapa, foram quatro trocas de posições entre Hamilton, Verstappen e Valtteri Bottas na luta pelas três primeiras colocações. A pista de Portimão demonstrou ser boa para ultrapassagens tanto no ano passado, quanto na prova do início de maio, e o vento pegando os carros de frente também ajudou a potencializar o efeito do vácuo. Desta vez, foi Hamilton quem brilhou, passando os dois rivais na pista para vencer.
E até mesmo uma corrida que costuma ser marcada pela dificuldade de se ultrapassar acabou sendo decidida por uma manobra na pista. Na Espanha, Verstappen voltou a passar Hamilton na largada, em uma manobra agressiva na primeira curva, mas depois levou o troco no final da corrida, quando a Mercedes mudou a estratégia do inglês, chamou-o para uma segunda parada, e ele conseguiu tirar toda a diferença e passar o holandês já nas últimas voltas da prova. Em Barcelona, inclusive, Hamilton vinha numa sequência de liderar todas as voltas da corrida desde a metade da prova de 2018, e isso foi quebrado neste ano.
O próximo capítulo dessa briga será dia 23 de maio, nas ruas de Mônaco, onde Hamilton e Verstappen protagonizaram uma disputa muito apertada na última vez em que a F1 correu por lá, em 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.