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Como o GP no Azerbaijão ganhou fama de corrida maluca após apenas 4 edições

Ricciardo toca em Verstappen e os dois pilotos da Red Bull abandonam o GP do Azerbaijão em 2018 - Reprodução/TV Globo
Ricciardo toca em Verstappen e os dois pilotos da Red Bull abandonam o GP do Azerbaijão em 2018 Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

02/06/2021 04h00

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O GP no Azerbaijão ainda é o caçula do campeonato da Fórmula 1 - pelo menos por enquanto, antes da estreia do GP da Arábia Saudita no final deste ano - mas, mesmo que só tenham sido realizadas quatro edições até aqui, desde 2016, a prova de Baku já ficou marcada como um evento com muitas ultrapassagens e em que tudo pode acontecer, com um potencial para zebras, queda de favoritos e acidentes até entre companheiros de equipe.

'Acidente de trânsito' entre líderes do campeonato

O incidente mais inusitado na curta história do GP do Azerbaijão aconteceu na prova de 2017. Sebastian Vettel era líder do campeonato e Lewis Hamilton, segundo. Na corrida, as posições estavam invertidas e, durante um período de Safety Car, Hamilton ditava um ritmo bastante lento e, segundo Vettel, freou repentinamente na saída de uma curva. O alemão bateu na traseira do inglês e, irritado, colocou o carro de lado e jogou sua Ferrari em cima da Mercedes, causando um segundo choque.

A telemetria mostrou que Hamilton não fez nada de errado no lance. Vettel acabou sendo punido na corrida e depois ainda teve de se explicar à FIA, pedindo desculpas pelo ocorrido.

Favoritos no muro na classificação

Um erro que custou caro a Lewis Hamilton aconteceu na definição do grid de largada para o GP de 2016, ano em que a prova foi chamada de GP da Europa, quando ele bateu na curva 10 durante o Q3. Naquele ano, o britânico vinha em uma disputa ferrenha com o então companheiro Nico Rosberg, que acabou fazendo a pole e vencendo aquela prova, enquanto Hamilton não passou do quinto lugar. Rosberg venceu o campeonato por cinco pontos, ou seja, três vezes o número de pontos que Hamilton perdeu em relação ao alemão naquela prova.

Outro favorito que encontrou o muro na classificação em Baku foi Charles Leclerc, em 2019. O acidente aconteceu na curva 9, a mais famosa da pista, também no Q3. Leclerc tinha liderado todos os treinos livres e era o grande favorito para a pole, que acabou ficando com Valtteri Bottas. Leclerc largou em nono e chegou apenas em quinto.

Batidas entre companheiros

O episódio mais famoso envolvendo companheiros de equipe foi a batida espetacular de Max Verstappen e Daniel Ricciardo, quando os dois estavam na Red Bull, em 2018. Ricciardo vinha tentando ultrapassar Verstappen, fritou o pneu e encheu a traseira do companheiro, que também mudou de direção duas vezes perto da zona de freada. "Você deixa os pilotos livres para brigar por posição, eles fazem isso!", reclamou na época o consultor da Red Bull, Helmut Marko.

Mas eles não foram os únicos companheiros que se tocaram em Baku. Em 2017 e 2018, Sergio Perez e Esteban Ocon, na época na Force India, se encontraram nas ruas do Azerbaijão.

Segundo lugar perdido na linha de chegada

Um dos efeitos colaterais do toque de 2017 entre Hamilton e Vettel foi a possibilidade de Lance Stroll, com a Williams, conseguir seu primeiro pódio. Mas essa chegada também teve um toque de drama. A Williams já tinha perdido a chance de vencer a prova, pois Felipe Massa estava em terceiro quando Hamilton e Vettel se estranharam, mas abandonou com um problema na suspensão. E Stroll vinha em segundo até os últimos metros da prova, quando foi ultrapassado por Valtteri Bottas, que acabou chegando um décimo na sua frente.

Corrida perdida a três voltas do fim

Bottas venceu aquele duelo de 2017 com Stroll, mas teve um momento dramático em Baku quando, a três voltas do fim, seu pneu estourou quando ele estava na liderança da prova. O furo veio justamente depois da batida entre Verstappen e Ricciardo: o finlandês disse que não viu que tinha passado por cima de detritos que ainda estavam na reta e, meses depois, reconheceu que chorou "como um bebê" por ter perdido a prova. Bottas venceria o GP do Azerbaijão em 2019.

Nascimento de um meme

Foi em Baku, em 2018, que Romain Grosjean perdeu o carro e bateu sozinho, mas, no rádio, seu engenheiro disse que achava que Marcus Ericsson tinha tocado nele. Depois disso, sempre que o francês sofria algum acidente ou tinha alguma rodada, esse lance era relembrado. E o mais curioso é que, após sair da F1, o sueco foi para a Indy, que também acabou sendo o destino de Grosjean no começo deste ano.

Além da expectativa de uma prova mais movimentada dentro da pista, também existe a possibilidade de o GP do Azerbaijão ir parar no tapetão, já que esta é a última corrida em que as equipes que estão usando asas mais flexíveis poderão continuar com essas peças sem receberem punição, o que vem sendo questionado pela Mercedes. A sexta etapa do campeonato, que tem Max Verstappen como líder pela primeira vez na carreira, tem largada às 9h da manhã do domingo (6), mesmo horário da definição do grid de largada, no sábado (5).